Secretaria da Educação promove seminário sobre Educação Profissional em Eunápolis

Diferentes atores sociais dos Territórios de Identidade do Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Extremo Sul estarão reunidos na próxima quinta-feira (05/12), das 9h às 18h, no Centro Territorial de Educação Profissional da Costa do Descobrimento (Cetep), em Eunápolis, para participar do Seminário Interterritorial da Educação Profissional. Este é sexto dos nove encontros que estão sendo realizados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia até 2014.

A proposta do evento é apresentar e discutir os avanços quantitativos e qualitativos alcançados após cinco anos da implantação da Educação Profissional na Bahia como política pública prioritária de Estado, além de apontar caminhos para ampliação da Educação Profissional, que, hoje, conta com mais de 64 mil estudantes beneficiados, distribuídos em 123 municípios dos 27 Territórios de Identidade.

Em especial, serão discutidos os avanços quantitativos e qualitativos da Rede Estadual de Educação Profissional nos Territórios de Identidade do Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Extremo Sul, destacando que, nesses três territórios, houve um crescimento de 2.623%  no número de matrículas. Em 2007, havia apenas 253  matriculados em quatro cursos técnicos em três municípios. Atualmente, há 6.889  matriculados, em 34 cursos técnicos de nível médio, três cursos de qualificação profissional, atendendo diretamente 20 municípios. Os três territórios agregam quatro Centros Estaduais de Educação Profissional - Ceep, quatro Centros Territoriais de Educação Profissional - Cetep, dois anexos de Centros e 14 unidades escolares compartilhadas (unidades que ofertam ensino médio e educação profissional).

Iolanda Vaz Cedro, diretora do Cetep da Costa do Descobrimento, em Eunápolis, avalia o momento oportuno para apresentar e esclarecer junto à comunidade os benefícios que a Educação Profissional vem proporcionando nestes cincos anos de implantação. “Este momento de participação popular é fundamental para reforçarmos junto à comunidade a importância desta política pública que tem transformado a história de vida de jovens e trabalhadores para outro rumo graças à qualificação profissional”.

Notícias Relacionadas