Secretaria da Educação realiza abertura das Olimpíadas de Língua Portuguesa na Bahia

Acontece nesta sexta-feira (21/03), às 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, a abertura das Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), o concurso premia as melhores produções textuais de alunos de escolas públicas de todo o país.

Durante a abertura, a coordenadora da Olimpíada no Cenpec, Sonia Madi, realiza a apresentação da edição 2014 do projeto. Em seguida, a Diretora da Educação Básica da Rede Estadual, Ana Lucia Gomes da Silva, realiza a palestra “As Contribuições dos Gêneros Textuais para a Leitura e a Escrita”.

Nesta 4ª edição, participam professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nas categorias: Poema (5º e 6º anos - Ensino Fundamental), Memórias (7º e 8º anos - ensino fundamental), Crônica (9º ano - ensino fundamental e 1º ano - ensino médio) e Artigo de opinião (2º e 3º anos Ensino Médio). As inscrições, que ficam abertas até 31 de abril, e o regulamento podem ser conferidos no endereço www.escrevendoofuturo.org.br. Os professores interessados ficam responsáveis pela inscrição no site, mediante conhecimento da diretoria e consequente participação das turmas em que leciona.

Projeto - A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro constitui-se como um programa de formação de professores fundamentado na experiência da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que desenvolveram o Programa Escrevendo o Futuro. O programa foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras, voltado inicialmente para alunos de 4ª e 5ª séries do ensino fundamental. Neste ano de 2014, o programa lança os Cadernos Virtuais, adaptação da Coleção da Olimpíada ao suporte digital, com linguagem hipertextual e recursos multimídia (áudios, textos para projeção, vídeos e jogos).

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