Secretaria da Educação realiza seminário sobre a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nesta terça-feira (5/8), a partir das 8h30, o seminário CIEA 10 anos: construindo a educação ambiental do Estado da Bahia. O evento, que acontece no auditório da Secretaria, no Centro Administrativo da Bahia, comemora os dez anos da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado da Bahia (CIEA), espaço público colegiado que tem como atribuições a elaboração, implementação e acompanhamento da Política Estadual de Educação Ambiental (Lei nº 12.056/2011). Na programação, rodas de diálogo e o lançamento do Livro Encontros e Caminhos 3, uma publicação do Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de promover uma reflexão sobre as conquistas da CIEA e traçar as perspectivas para os próximos anos.

“O seminário é uma oportunidade para a sociedade conhecer as ações desenvolvidas por esse importante colegiado em prol da sustentabilidade ambiental em nosso Estado. É importante destacar que, no âmbito da educação ambiental formal, a CIEA participou e vem participando ativamente de importantes processos, tais como a elaboração do ProEASE (Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional), das Conferências Infantojuvenis pelo Meio Ambiente e da minuta das Diretrizes Curriculares Estaduais de Educação Ambiental”, afirma o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado, Fabio Barbosa.

Ele destaca, ainda, que, nos últimos anos, a Secretaria da Educação vem promovendo o avanço das ações de educação ambiental, a exemplo dos processos formativos com os professores da rede e a descentralização de recursos financeiros para as unidades escolares para o desenvolvimento das atividades interdisciplinares de Educação Ambiental por meio da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - COM-VIDA. “Durante a sua existência, a CIEA se debruçou sobre aspectos importantes para o fortalecimento da Educação Ambiental no Estado, como a elaboração da Política de Educação Ambiental da Bahia, aprovada em 2011, por meio de um processo participativo e democrático”, considera.

Educação ambiental – A Secretaria da Educação do Estado ampliou as ações de Educação Ambiental para 100% das escolas da rede estadual, passando a fazer parte do currículo da educação básica. Para atender à demanda, a Secretaria desenvolve iniciativas estratégicas na área, como formação em Educação Ambiental para professores, gestores e estudantes-monitores e projetos, a exemplo do Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola, Educomunicação e Uso Racional de Água e Energia na Escola. Além disso, a Secretaria incentiva a participação da comunidade escolar em ações e programas e em fóruns para construção de propostas no campo da Educação Ambiental.

Notícias Relacionadas