Secretaria da Educação realiza videoconferência sobre projetos artísticos e culturais da rede estadual

Estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores da rede estadual de ensino, envolvendo os 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE), participam, nesta quarta-feira (18/3), da videoconferência “Processos criativos: orientações e planejamento dos projetos artísticos e culturais na rede estadual de ensino”. O evento é realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, das 8h30 às 17h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, e nas telessalas dos NRE. Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail projetosartisticoscpi@educacao.ba.gov.br.

A videoconferência, que integra o projeto ‘A Arte de Contar História(s)’, visa estimular o desenvolvimento de experiências artísticas e culturais por meio de projetos estruturantes da Secretaria: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Mostra de Dança Estudantil (Dance), Produção de Vídeos Estudantis (Prove) e Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante).

A coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre, explica que a videoconferência tem a proposta de aprofundar o debate sobre os conhecimentos artísticos e culturais estudantis em suas distintas linguagens – literária, musical, fílmica, fotográfica, patrimonial e visual –, nas escolas. “Depois do Programa de Abertura do Ano Letivo, na Escola Parque, no último dia 9, este será o primeiro contato direto com o nosso público que atua diretamente com a execução dos projetos artístico-culturais, para estimular as experiências criativas”, afirmou.

Ela ressalta, ainda, que será um momento especial de identificação e reconhecimento dos estudantes como produtores de conhecimento. “Os projetos estruturantes são abrangentes, inclusivos e realçam as diversidades”. No primeiro momento da conferência, acontecerão discussões sobre o universo da arte. Entre elas, a participação do músico Marcos Clement, que vai trabalhar com o tema "Experiências musicais e um passeio na vida e na obra de Raul Seixas", do ex-estudante e participante do TAL, Darlon Santos da Silva, com a temática "O fazer artístico como construção da dignidade humana", e do diretor da TVE, José Araripe, com o tema "Criatividade se aprende na escola".

No segundo momento, serão realçados os processos organizativos para a realização dos projetos nas fases escolares, regionais e estadual, além da interlocução com os Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) e com as ciências, por meio do projeto Ciência na Escola, para o processo de construção do 4º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura.