Secretaria da Educação sedia exposição que retrata as belezas naturais do Estado

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia sedia, até sexta-feira (8/8), exposição de fotos que farão parte do livro "Unidades de Conservação da Bahia", do fotógrafo baiano Rui Rezende, com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano. As imagens ilustram as belezas de 14 unidades de conservação do Estado.

De acordo com o secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, os registros fotográficos dessas Unidades de Conservação vão auxiliar na produção de um banco de imagens das regiões a partir das suas características físicas, bióticas e antrópicas, registrando a diversidade dos seus biomas.

Entre os destaques da mostra, estão as imagens da APA Serra Branca/Raso da Catarina, delimitada pelos municípios de Paulo Afonso, Jeremoabo, Canudos e Macururé, com muitas rochas e cânions, que, esculpidos pela ação do tempo e da erosão, formam imensos obeliscos, e do Parque Estadual Sete Passagens, situado no município de Miguel Calmon, em região de montanhas, com excepcionais belezas cênicas, além de potencial hídrico de grande importância para as comunidades tradicionais do polígono da seca.

As imagens contemplam, também, a Serra do Conduru, localizado nos municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacar, com rica biodiversidade da fauna e flora, riachos e cachoeiras de águas cristalinas, fazendo do local um símbolo da conservação ambiental para toda a região, além do Monumento Natural Cachoeira do Ferro Doído, em Morro do Chapéu, visitado constantemente pelos adeptos de esportes radicais, que aproveitam as quatro quedas d’água no local, que se precipitam do alto dos 118m de altura.

Sobre o fotógrafo – Rui Rezende é um dos nomes de destaque da fotografia baiana, autor do livro Chapada Diamantina: um paraíso desconhecido, que reúne imagens de um acervo de mais de 50 mil fotos tiradas pelo fotógrafo ao longo de 13 anos.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente – Sema

Notícias Relacionadas