Secretaria da Educação vai ampliar a oferta de Educação Superior à Distância pela UAB

A ampliação da oferta de vagas e de cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos Polos Estaduais da UAB na Bahia foi debatida nesta quinta-feira (27), pelo subsecretário Nildon Pitombo e representantes de instituições parceiras. A UAB é integrada por instituições públicas de ensino superior, que oferecem cursos de nível superior para camadas da população com dificuldade de acesso à educação universitária, fazendo uso da metodologia da Educação à Distância (EaD).

Organizada em 2006 a UAB vem se consolidando como uma alternativa para expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. Os cursos são organizados em polos estaduais de apoio às atividades de natureza presencial. Na Bahia já são 17 em funcionamento autorizado pela Capes/MEC. Atualmente, cerca de quatro mil estudantes estão com matrícula nestes Polos mantidos pelo Governo, em cursos de várias instituições baianas e de outros estados.

A discussão abrangeu a natureza das ofertas dos cursos apresentadas pelas instituições públicas de ensino superior, considerando as expectativas de desenvolvimento dos 27 Territórios de Identidade do Estado e o novo perfil de oferta dos serviços educacionais propensos à consolidação das cadeias produtivas regionais, ao crescimento da competitividade econômica das localidades e as estratégias de melhoria dos serviços públicos nas áreas de saúde, gestão municipal, educação infantil, atitudes sustentáveis e educação inclusiva, dentre outras. Na base dessa discussão estava o Edital 05/2018 da Capes/MEC para a disponibilização de 100 mil vagas em todo o Brasil para cursos de graduação e de pós-graduação a distância.

“Sublinhou-se como meta da Bahia nesse citado Edital, a seleção mais acertada para os cursos a serem ofertados pelas instituições públicas de ensino superior no território baiano, que incluem universidades e institutos federais da Bahia e de outros estados da federação, para início das aulas em 2019 sob gerenciamento e acompanhamentos dos Polos estaduais da UAB, autorizados pela Capes/MEC, mantidos na inteireza pelo Governo do Estado”, destacou Pitombo. Ele completa que “a reunião foi um marco para as decisões sobre as escolhas dos cursos condizentes com as estratégias do Plano Estadual de Educação para o desenvolvimento regional”.

A superintendente de Educação a Distância da Universidade Federal da Bahia e presidente atual do Fórum Estadual de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, Márcia Rangel, destacou que “a capacidade de escolher bem a oferta dos cursos é um reflexo do amadurecimento da Secretaria da Educação na organização dos seus Polos da UAB e tem o apoio pleno das instituições públicas de ensino superior que lidam com o oferecimento dos cursos no sistema UAB”.

A reunião ainda contou com a participação do coordenador do Polo Estadual da UAB em Brumado e Presidente do Fórum de Coordenadores de Polo UAB do Estado da Bahia, Elielson Teixeira, do pesquisador da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Túlio Pinheiro, e da gestora da Articulação dos Polos Estaduais da UAB da Secretaria da Educação, Kátia Ramos.