Secretaria de Educação participa de debate no Consed sobre formação continuada de professores

Fotos: Eduardo Colin - Consed
O Conselho Nacional de Secretários de Educação  - Consed, reuniu técnicos das secretarias estaduais de educação de todos os estados e do Distrito Federal, além de representantes das seccionais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime, no último encontro do GT de Formação Continuada de Professores.  O evento ocorreu nesses dias 12 e 13 de novembro, em São Paulo.

A Secretaria da Educação do Estado esteve representada pelo coordenador do projeto e-Nova Educação, Renê Pimentel, que avaliou positivamente o encontro. “O principal benefício foi a aproximação entre os entes federal, estaduais e municipais para trazer para a as atividades complementares o foco na Base Nacional Comum Curricular, no Novo Ensino Médio e, no caso da Bahia, no Currículo Bahia, que está sendo construído de forma participativa”, destacou Pimentel.

No primeiro dia de atividades, o grupo de trabalho finalizou a elaboração de um plano de ação para auxiliar estados e municípios na implementação do 1/3 da hora atividade, com foco na formação. Agora, esse documento segue para uma fase de revisão, até ser apresentado ao fórum dos secretários,  no mês de dezembro, em Goiás.

No segundo dia, os técnicos dos estados e representantes da Undime se juntaram aos coordenadores do projeto ProBNCC para conhecer o Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular,  que foi apresentado pelo Ministério da Educação,  para avaliação do grupo. Eles se atentaram, especialmente, ao capítulo IV do Guia, que trata da Formação Continuada de Professores. O texto foi construído com as contribuições do GT do Consed e deve ser apresentado ao país assim que a BNCC para o Ensino Médio estiver aprovada pelo Conselho Nacional de Educação e homologada pelo Mec.