Secretaria discute acompanhamento pedagógico e avaliações na educação

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Nesta sexta-feira (26), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) promoveu um encontro para dialogar sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE). O evento aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão que integra a estrutura da SEC e teve a participação de gestores escolares e coordenadores pedagógicos do Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26.

O subsecretário da Educação, Danilo Souza, abriu a atividade reforçando a importância das escolas realizarem a avaliação e apresentou indicadores. “É necessário identificar o que vem sendo feito até agora e a partir disso planejar uma escola aberta e inclusiva. Precisamos trabalhar na perspectiva de colegiado e pensar em soluções para toda rede. Por isso estamos retomando o SABE com a proposta de construir um sistema robusto que dê conta de toda a Bahia", afirmou.

Cristina Santana, da Superintendência de Políticas para a Educação (SUPED), falou sobre o acompanhamento que é necessário ser feito para resultados satisfatórios. "Precisamos melhorar os processos de ensino e aprendizagem e, consequentemente, os indicadores. Mas, vou além, é preciso assegurar o direito da aprendizagem", destacou.

Ao falar sobre os desafios para melhoria dos resultados em relação aos anos anteriores, Fátima Medeiros, da Superintendência da Gestão de Informação da Educação (SGINF), afirmou que “o que muda o aprendizado é o trabalho pedagógico”. Fátima explicou, também, a relação entre as avaliações do SABE e SAEB, destacando que é primordial que haja maior participação dos estudantes nas avaliações. “É preciso que as escolas, por meio dos gestores, educadores e estudantes estejam engajados para a realização das avaliações.

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