Secretaria e Instituições Públicas de Ensino Superior discutem sobre os Editais PIBID e Residência Pedagógica

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta terça-feira (11), reunião com representantes das Instituições Públicas de Ensino Superior para discussão sobre Programa Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo do encontro foi discutir sobre os programas e projetos desenvolvidos na rede estadual de ensino da Bahia e sobre as possibilidades de articulação junto às Universidades na realização das ações nas Unidades Escolares.

O coordenador executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou que sobre esta articulação. “É preciso que as Instituições de Ensino Superior possam conhecer o que as nossas escolas oferecem aos estudantes, com projetos que envolvem diversas áreas do conhecimento, além das escolas em Tempo Integral, a Educação Profissional e os Complexos Integrados, que podem entrar neste diálogo para que envolve as formações dos professores nas licenciaturas. Criando uma aproximação maior entre a Educação Básica e o Ensino Superior”, disse.

Para a pró-reitora em Graduação, Rosana Lopes, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o encontro é importante para que as universidades possam alinhar aspectos voltados ao perfil de cada escola. “É interessante esse diálogo pois precisamos conhecer o perfil das unidades. Para inscrevermos um projeto ligado à Biologia, por exemplo, precisamos saber se a escola tem o interesse de desenvolver este trabalho juntos. Por isso esse direcionamento da SEC é fundamental para as IES”, disse.

Participaram da reunião representantes da UESC, UESB, UEFS, UESC, UFBA, UFRB, UFOB, UFSB, IFBA, IFBaiano, Univasf e Unilab, dentre eles Pró-Reitores de Ensino de Graduação e coordenadores institucionais do PIBID e do Programa Residência Pedagógica. Na ocasião, foram apresentados os critérios como possibilidade para a habilitação das Unidades Escolares Estaduais a serem contemplados em referidos Programas, ação a ser realizada pela Secretaria Estadual de Educação entre os meses de março e abril do ano corrente, de acordo com os cronogramas estabelecidos em ambos Editais.

CAPES - O edital nº 01/2020, que trata da Residência Pedagógica, é uma das ações da CAPES que integra a Política Nacional de Formação de Professores por meio da vivência prática dos formandos dentro da sala de aula, na segunda metade do curso de Licenciatura. Já o edital nº 02/2020, refere-se ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que permite experiência semelhante aos alunos de licenciatura, mas na primeira parte do curso.

Cada programa oferecerá 30.096 bolsas para até 250 instituições de Ensino Superior, com duração de até 18 meses, sendo um mínimo de 60% delas voltadas para as áreas consideradas prioritárias: Alfabetização, Biologia, Ciências, Física, Língua Portuguesa, Matemática e Química. O cadastro dos projetos institucionais de cada IES no Sicapes se encerra em 2 de março.