Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Secretaria participa de lançamento de projeto voltado aos sistemas agroflorestais e à produção agroecológica nas EFAs
Secretaria participa de lançamento de projeto voltado aos sistemas agroflorestais e à produção agroecológica nas EFAs
Publicado em sab, 29/08/2020 - 14:09 por Ascom/Educação
Palavras-chave:
O projeto “Intercâmbio de conhecimento das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) sobre Educação Ambiental, Sistemas Agroflorestais e Produção Agroecológica” teve lançamento virtual, neste sábado (29), por meio do Canal do Youtube da TV EFA. A iniciativa de preservação dos biomas visa desenvolver atividades na perspectiva da construção de conhecimentos nas linhas socioambiental e socioclimática, junto aos estudantes das EFAs. O evento, que contou com a parceria do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação (SEC), é uma idealização das Redes das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), com apoio do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), através do Programa AKSAAM, da Fundação Arthur Bernardes.
O chefe de Gabinete da Secretaria da Educação do Estado, Cézar Lisboa, falou sobre as EFAs, com as quais o Estado tem uma relação de convênios, e a importância do uso inteligente das tecnologias. “Quando a gente pensa em termos de trabalhar com tecnologia nos sistemas agroflorestais, não podemos perder de vista que a tecnologia não pode ser pensada isoladamente. Precisamos pensar em uma tecnologia que permita a autonomia do homem do campo, que possa estar referenciada a um mundo mais amplo. Também não podemos transformar as nossas tecnologias meramente em uma tecnologia de pobre, que vai aprofundar a divisão social do trabalho no campo, excluindo a Agricultura Familiar, favorecendo um outro tipo de agricultura. Por isso, em uma discussão como esta, temos que pensar no caráter estrutural relevante para o campo. E esta é uma luta por um novo modo de vida, que nos leve a um outro marco de referência social e, sobretudo, de produção sustentável com a natureza”.
Sobre as EFAs – Implantadas em 31 municípios de 16 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) são vinculadas ao Estado por meio de Termo de Colaboração. Em 2020, registra-se 32 unidades escolares, contemplando 4.163 estudantes. O investimento do Estado, referente a 2019 (quando se computou 3.796 estudantes), foi de R$ 17.978.235,60 milhões. Todos os estudantes das EFAs tiveram direito ao vale-alimentação, concedido pelo governo estadual, durante a pandemia do Coronavírus. Os estudantes de 30 EFAs também participam do programa Mais Estudo, realizado pela SEC, com 139 monitores.
Educação no Campo – Na Bahia, a Educação no Campo está presente em 417 municípios, com 139 escolas, 500 anexos e 41 espaços escolares quilombolas, beneficiando 70 mil estudantes. A Secretaria da Educação do Estado já vem desenvolvendo ações estratégicas para ampliar o acesso das populações do Campo à Educação Básica. Dentre elas está o Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITEC). A SEC também desenvolve o Programa Estadual de Apoio técnico financeiro às Escolas Famílias Agrícolas; a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas do campo; e formação de professores que atuam em escolas/classes multisseriadas.
Participaram, ainda, do evento on-line a estudante da EFA de Sobradinho, Emily Silva, que recitou duas poesias sobre a temática; o coordenador geral do AKSAAM/Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, Marcelo Braga; o coordenador geral do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Cícero Felix; o diretor-país do FIDA e chefe do Centro de Conhecimento e de Cooperação Sul-Sul e Triangular / Divisão da América Latina e Caribe, Claus Reiner; oficial de Programas FIDA no Brasil, Hardi Vieira; o secretário de Agricultura de Sergipe, André Ferreira; representante da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Lúcia Marisy; Sérgio Amim, do Programa Pro Semiárido na Bahia; José Capeline, da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB); e Alexandre Pires, da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA).
Notícias Relacionadas
-
IV Encontro Baiano de Educação do Campo na UNEB discute Agroecologia e Territórios
-
Sugestão de Pauta - Estudantes participam da Etapa Territorial dos projetos de arte e cultura
-
Delegação baiana embarca para disputar os Jogos Escolares Brasileiros, em Recife, nesta sexta-feira (20)
-
Secretaria da Educação e Fundacion MAPFRE promovem live sobre saúde mental e emocional na escola
-
Secretária Rowenna Britto participa de visitas técnicas a colégios de Juazeiro
-
Live do Bolsa Presença debate papel da família no processo educacional dos estudantes
-
Feira Saúde Mais Perto chega ao Colégio Estadual Nadir Araújo Copque, em Arembepe