Secretaria participa de painel virtual com o líder espiritual Sri Sri Ravi Shankar e educadores de outras partes do mundo

Educadores e pesquisadores da área educacional dos Estados Unidos, México e Brasil participaram, nesta quarta-feira (24), da live “Movendo-se da crise para uma transformação na Educação”. Os convidados conversaram com o líder humanitário e espiritual indiano Sri Sri Ravi Shankar e o diretor internacional de treinamento de instrutores do SKY nas Escolas, Bill Herman, com o objetivo de promover um debate sobre ideias para o enfrentamento deste momento desafiador. O Brasil e a Bahia foram representados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio da superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Falcão. O encontro virtual foi promovido pela Arte de Viver, uma organização internacional fundada pelo líder humanitário e espiritual Sri Sri Ravi Shankar, em 1981. O vídeo pode ser conferido através do link aolf,me/youtube (traduzido, simultaneamente, para o Português).

O "gurudev" Sri Sri ressaltou a importância dos educadores do mundo inteiro se preocuparem em cuidar da saúde mental das crianças e dos jovens. “Neste momento de pandemia do Coronavírus, quando foram interrompidos o acesso aos esportes e as interações presenciais, que ajudam na liberação de energia, eles estão trancados entre quatro paredes e isso os frustrou. Então, hoje, a juventude está oscilando entre dois extremos: a agressividade, com violência doméstica, e a depressão. Não aprendemos, nem em casa e nem na escola, a nos livrar do estresse, porque temos sempre muita coisa para fazer, não temos tempo e ficar estressado se tornou algo normal”.

Ainda de acordo com o líder espiritual, o estresse emocional está em alta em toda a parte do mundo e as mentes jovens estão sob enorme pressão, gerando muitas questões de ordem mental. “Não por acaso, temos índices altos de suicídio: somente este ano, 800 mil pessoas no mundo se suicidaram. Então, temos que cuidar da saúde mental. Descobrimos que existe uma conexão entre a respiração e as emoções. A mudança de padrões respiratórios, por meio da meditação, por exemplo, traz benefícios a milhões de pessoas. Quando ensinamos os exercícios às crianças e aos jovens, isso tem feito uma grande diferença na saúde mental deles”, declarou.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão, destacou que o Arte de Viver já atua há algum tempo junto à Polícia Militar da Bahia, por meio de ações orientadas para auxiliar os militares a lidar com o alto nível de estresse e depressão. “Foi por meio deles que estreitamos o contato e conhecemos os projetos orientados para estudantes e professores. A proposta da organização é muito convergente com este momento que estamos vivendo, que nos demanda mais tranquilidade para lidar com o medo, a ansiedade e a depressão, nos conectando aos nossos melhores sentimentos. E também para termos cuidado com nós mesmos e com os outros. O foco da parceria da SEC com o Arte de Viver é ajudarmos a nossa rede a desenvolver as chamadas ‘competências socioemocionais’, que também são uma parte importante do novo paradigma curricular”, disse Manuelita.

De acordo com o diretor da SKY nas Escolas, Bill Herman, a partir de técnicas de respiração, meditação e yoga, dentre outros, são desenvolvidas as habilidades para lidar com as emoções, propiciando atitudes positivas e livres de comportamentos prejudiciais, como déficit de atenção, irritabilidade, agressividade, dores físicas, desânimo e ansiedade. Ele explicou que a proposta do Arte de Viver é, justamente, capacitar estudantes e professores para que administrem, com equilíbrio, as dificuldades que surgem na sua vida diária, inserindo ao processo de ensino e aprendizagem uma dinâmica inovadora, voltada para o respeito à diversidade. “Temos constatado, na prática, uma melhora acadêmica e diminuição da violência e de incidentes comportamentais nos ambientes escolares a partir da aplicação de técnicas voltadas para a saúde mental. Estamos vivendo um momento oportuno para fornecermos mudanças nas prioridades da Educação a partir da implementação de ferramentas que cuidem das mentes, que cuidem da saúde mental de nossas crianças e nossos jovens”, relatou.