Secretaria participa de reunião extraordinária do Fórum da Educação Indígena da Bahia

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/SEC
O Fórum da Educação Indígena da Bahia (FORUMEIBA) realizou uma reunião extraordinária, na quinta-feira (18) e nesta sexta (19), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), para discutir questões relacionadas à melhoria da qualidade da Educação Indígena na Bahia. Criado em 1999, o fórum tem como objetivo construir pautas e executar políticas de Educação Indígena, a partir da parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e outras instituições. Neste sentido, o encontro teve como convidados dirigentes da SEC para o encaminhamento de pautas como a construção da reunião ampliada do fórum (que acontece a cada dois anos); o transporte escolar e a estrutura das escolas indígenas. 
 
O secretário do Fórum da Educação Indígena da Bahia, Ibui Pataxós, ressaltou a construção do plano de ação para a realização da próxima reunião ampliada do fórum, que acontecerá em agosto, no município de Rodelas, no Norte do Estado, como o principal tema do encontro. “A nossa expectativa é a de fortalecer esta nossa reunião bienal, que conta com a participação de mais de 600 lideranças indígenas. A última foi em Ilhéus e reunimos este número de líderes”, disse. O dirigente destacou, ainda, os encaminhamentos da reunião. "O saldo dessa reunião extra do fórum foi muito positivo, pois a SEC foi receptiva para buscar soluções às nossas solicitações", completou.
 
Para o subsecretário Danilo Souza, o mais importante desta agenda é que as lideranças indígenas e o Governo do Estado têm uma pauta em comum: a defesa da educação nas comunidades indígenas. “E isso vai sendo construído progressivamente, a partir de um amplo diálogo, porque existem as especificidades, como a localização dessas comunidades, os acessos, o quadro de pessoal. Então, cada aldeia tem que ser tratada com suas especificidades e com muito cuidado, afinal de contas estamos falando dos direitos inalienáveis à educação. Daí a importância de momentos como estes, que já vêm acontecendo. O secretário Jerônimo tem sido muito intenso nesse diálogo com as lideranças indígenas, inclusive vendo de perto os problemas de cada comunidade e buscando os encaminhamentos devidos”. 
 
Encaminhamentos – Outra discussão da reunião foi sobre a Audiência Pública do Ministério da Educação, que haverá em agosto, no Estado da Bahia. Os representantes do fórum pediram apoio para um maior diálogo com as universidades e instituições parcerias para que elas estejam presentes e se posicionem frente ao Governo Federal em relação à valorização da Educação Escolar Indígena.

Notícias Relacionadas