Secretaria participa do lançamento do projeto “Educação é da nossa conta”

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

 

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) participou, nesta quarta-feira (5), do lançamento do projeto “Educação é da nossa conta”, desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, representou o secretário Jerônimo Rodrigues na atividade, que contou com a palestra intitulada "A Filosofia por princípio, a Educação por meio e a Democracia por fim: Anísio Teixeira e a escola pública”, ministrada pelo presidente da Fundação Anísio Teixeira (FAT), Juliano Souza Matos.

O subsecretário Danilo Souza lembrou que a SEC está dedicando 2020 a reverenciar a memória e o legado do educador baiano Anísio Teixeira, com o projeto: 2020: Ano Anísio Teixeira. Ele falou sobre a importância do projeto “Educação é da Nossa Conta”, desenvolvido pelos Tribunais. “As sociedades brasileira e baiana têm encarado a educação como uma questão estratégica. Então, os órgãos de controles e de pesquisa, as instituições sociais e os estudiosos se debruçam na busca de pensar soluções, políticas, além de repensar as práticas pedagógicas e, também, a execução do orçamento público na educação. Por isso, quando o Tribunal de Contas se dispõe a este chamado, está dizendo para todos nós que precisamos juntos, cada vez mais, construir sistemas que tenham interface com a comunidade, que possam dialogar com o espirito crítico das instituições, mas que consigam atender a quem mais precisa, que é cada criança e cada jovem”, destacou.

Segundo o conselheiro-presidente do TCE, Gildásio Penedo Filho, a atividade tem o objetivo de oportunizar a capacitação dos servidores e funcionários do Tribunal. “Esta palestra inicia uma série de ações que culminarão no III Seminário Nacional Educação “É da nossa conta”, que tem a finalidade de fomentar e despertar as boas práticas de governança no setor educacional. São iniciativas como estas que buscamos atrair toda a atenção para a importância da educação como elemento transformador para a sociedade baiana”.

Para o professor Juliano Souza Matos, trazer o pensamento do educador Anísio Teixeira proporciona aos participantes do evento uma maior sensibilidade sobre a importância da educação. “É o momento de mostrarmos que Anísio é mais atual do que nunca e que a educação não é um privilégio, reforçando que os analistas e servidores também possuem uma função fundamental na qualidade da educação baiana”.

 

Notícias Relacionadas