Secretaria participa na ALBA de diálogo sobre os 50 anos da Pedagogia da Alternância no Brasil

A Secretaria da Educação do Estado participou, nesta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), do diálogo sobre os 50 anos da Pedagogia da Alternância no Brasil. Através desse regime, os estudantes ficam 15 dias imersos nas atividades teóricas e práticas do curso e 15 dias aplicando os conteúdos nas suas comunidades de origem. No encontro, também foram celebrados os 40 anos da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA) e os 25 anos da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), que contou com a presença de representantes e estudantes das duas redes.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a parceria do Governo do Estado com as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). “O esforço do Governo do Estado no campo da educação é revelado pela necessidade de ampliação de um regime de colaboração e nós temos parceria com as prefeituras municipais através das suas secretarias de Educação. Mas, também, queremos fazer isso com as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), pois também temos um arranjo de convênio de parceria com elas e que é relevante por diversos motivos. Um é porque as EFAS conseguem cobrir um bom percentual de Educação do Campo e o outro é em relação à metodologia que eles aplicam que é o regime de alternância”, afirmou

Jerônimo também ressaltou a importância da Pedagogia da Alternância para o desenvolvimento da Educação do Campo. “Temos já aplicado esse regime de alternância em muitas escolas nossas, principalmente as de Educação Profissional e bebemos muito na fonte dessas escolas, porque tem um tempo de ficar na escola, de ficar na comunidade e a aprendizagem é uma referência muito boa para a gente. O governador Rui Costa determina que nós façamos a parceria de uma forma muito respeitosa e o fato de termos essa parceria com as duas redes AECOFABA e REFAISA demonstra que temos que respeitá-las fazendo com que a autonomia delas prevaleça, mas o que nós queremos é que os estudantes permaneçam no campo ajudando a desenvolver o rural e com a elevação da aprendizagem para que a gente possa ter profissionais com competência, capacidade e sensibilidade para desenvolver projetos no campo e também na cidade”, completou o secretário.

Já o secretário executivo da AECOFABA, José Nivaldo, falou da trajetória e do trabalho realizado pela associação. “Nestes 40 anos de atuação, enfrentamos muitos desafios e  conseguimos superar. Não poderia deixar de destacar as parcerias que nós conseguimos, as leis e os marcos regulatórios, em especial, a parceria com o Governo do Estado, através das várias secretarias, a exemplo da Educação e do Desenvolvimento Rural (SDR)”, salientou.

O encontro também contou com a presença do presidente da Associação Internacional de Casas Familiares e Rurais (AIMFR), Dr. Octacílio Echenagusia; do presidente da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB), José Claudino Capeline; do presidente da AECOFABA, Antônio da Silva Brito; do padre Isaías Afonso; do diretor da REFAISA, Tiago Pereira; da pró-reitora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Lúcia Maria de Oliveira; e da professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Rosana Mara Rodrigues.