Secretaria promove concurso literário em homenagem a Castro Alves

Palavras-chave:
O Secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura e cineasta, Pola Ribeiro, enviou um vídeo reconhecendo a importância das homenagens a Castro Alves e Glauber Rocha, como também do cinema, para a educação. Pola, também, destacou o projeto Produções Visuais Estudantis (Prove), desenvolvido nas escolas estaduais. “É preciso qualificar o que esses jovens estão filmando, para que tenham olhar crítico da realidade”, destacou.
 
Professora aposentada de Língua Portuguesa, Regina Campana, se dedica a oferecer oficinas de contação de histórias. A vida e obra de Castro Alves compõem essas histórias que a professora leva para as escolas. “Toda obra de Arte, tudo aquilo que a gente gosta, tem que passar para o outro. A obra de Castro Alves é uma obra maravilhosa, como eu gosto tanto, me sinto bem em passar para o outro”, declara a professora que dividiu com o público o texto, ‘Castro Alves, o Céceu’, inspirado na obra de Myriam Fraga e Ângelo Bonito, ‘Crianças Famosas - Castro Alves’.
 
Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Concurso Literário – A Secretaria apresentou o ‘Concurso Festa Literária na rede estadual de ensino: 169 anos de Castro Alves’, que vai premiar criações de arte literária em gêneros distintos (poesia, prosa, carta e cordel), produzidos pelos estudantes regularmente matriculados nas escolas estaduais. O Concurso objetiva promover ações voltadas para o desenvolvimento das experiências criativas nos contextos escolares e a preservação da memória cultural.
 
As criações devem contemplar a poética de Castro Alves e a diversidade literária e cultural baiana. Para ajudar na produção dos textos, as convidadas Lola Wanderlei e Regina Gramacho apresentaram a distinção entre os gêneros literários. “Viemos dar um esclarecimento sobre que tipo de gêneros literários os alunos vão poder utilizar para fazer seu texto para o concurso”, contou Regina Gramacho.
 
Como participar - Os estudantes interessados em participar devem se inscrever na sua própria escola, em caso de adesão ao concurso. Para isso a gestão da escola deve acessar o edital no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Após a adesão, os professores passam a ter papel fundamental, pois devem estimular e supervisionar os estudantes no desenvolvimento das criações literárias. As produções precisam atender os seguintes pré-requisitos: serem realizadas no ambiente de sala de aula; serem produzidas com exclusividade, originalidade, criatividade, clareza textual e atitude estética; tratarem especificamente do tema proposto e serem realizadas individualmente ou em dupla. Serão premiadas as 20 melhores obras de arte literária, sendo cinco de cada gênero literário.

Notícias Relacionadas