Secretaria promove encontro em Feira de Santana com secretários municipais do Portal do Sertão

Secretário Jerônimo Rodrigues se reúne com gestores escolares do NTE 19 em Feira de Santana
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado promoveu, nesta quarta-feira (8), um encontro com secretários municipais de Educação do Território de Identidade Portal do Sertão. A atividade, realizada no Núcleo Territorial de Educação de Feira de Santana (NTE 19), contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que, durante a passagem por Feira de Santana, também visitou a Escola Estadual Irmã Rosa Aparecida para dialogar com a comunidade escolar.

Durante o encontro com os secretários municipais, Jerônimo Rodrigues falou sobre os esforços empreendidos pelo Estado para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e destacou a importância do fortalecimento do regime de colaboração com os municípios. "O objetivo é que estejamos comprometidos com a Educação da Bahia e, por isso, precisamos compartilhar essa responsabilidade com os municípios de forma conjunta. Acreditamos que esse diálogo é fundamental para criarmos um planejamento aliado para a melhoria do ensino, debatendo ações que promovam avaliação do ensino, gestão escolar, formação de professores e a criação de um sistema de informação. Queremos realizar esse formato nos territórios para fortalecer o ensino nas regiões ", explicou.

Segundo Ivanberg Lima, diretor do NTE 19, a atividade aproxima as gestões educacionais. "Acreditamos em uma educação pública de qualidade e para isso precisamos estreitar esses laços com as redes municipais. Já disponibilizamos diversas informações e dados sobre a Educação da Bahia para subsidiar os secretários e o objetivo também é dialogarmos para um planejamento de acordo com as demandas e práticas exitosas apresentadas por eles" definiu. A secretaria de Educação de Coração de Maria, Islomane Viana, também falou sobre os desdobramentos do encontro. "Com certeza queremos esta integração que vai favorecer muito a rede de ensino do Estado. Por isso, a postura e discurso do secretário Jerônimo trazem muita esperança para as redes municipais", enfatizou.

Projeto Pedagógico
Secretário Jerônimo Rodrigues com estudantes e funcionários da Escola Estadual Irmã Rosa Aparecida, em Feira de Santana
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Na Escola Estadual Irmã Rosa Aparecida, o secretário Jerônimo Rodrigues conheceu as instalações, conversou com a comunidade escolar e assistiu a apresentações de dança, capoeira e canto coral protagonizadas por estudantes. Na unidade, ele anunciou a implantação de cursos técnicos e destacou o projeto político pedagógico que é desenvolvido. "Não tenho palavras para expressar minha felicidade em conhecer o trabalho da Escola Irmã Rosa Aparecida. A unidade, que atende uma comunidade carente, consegue aliar o ensino pedagógico com projetos culturais, mantendo os alunos em um ambiente rico de conhecimento. Queremos que esta prática seja um exemplo e queremos dar mais suporte com a implantação de cursos técnicos a partir de uma demanda dos alunos e da localidade", afirmou.

Para o estudante Ítalo Medrado, 13, do 8º ano, da Escola Estadual Irmã Rosa Aparecida, a visita do secretário criou uma grande expectativa. "Achei muito legal esta visita porque a escola é importante para todos nós e queremos que seja cada vez mais fortalecida. Meu sonho é poder continuar na escola no Ensino Médio, mesmo ainda não ofertando, mas a chegada dos cursos técnicos é uma oportunidade de continuarmos o aprendizado aqui na escola", disse

Também participaram das atividades promovidas durante todo o dia em Feira de Santana, o superintendente de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, e o coordenador de Articulação dos Núcleos Territoriais de Educação, Hélder Amorim.