Secretaria promove formação para monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação

Representantes das comissões municipais de monitoramento e acompanhamento dos Planos Municipais e Estadual de Educação e técnicos das Secretarias Municipais de Educação da Região Metropolitana de Salvador se reuniram, nesta quinta-feira (18), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), para participar do II Ciclo de Formação das Comissões Coordenadoras e/ou Equipes Técnicas para o processo de Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação (PME). A formação, promovida pela Coordenação de Programa Especiais (COPE) da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, tem como objetivo fortalecer a rede de assistência, visando a implementação e avaliação dos Planos Estadual e Municipais de Educação.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
A coordenadora geral de Programas Especiais da Secretaria da Educação, Elenir Alves, explica que a formação cumpre o papel de prestar uma assistência técnica aos municípios no sentido de acompanhar a execução dos PME. “Esta ação que a Secretaria promove faz parte da rede de assistência do SASE-MEC (Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação), dentro de uma parceria em regime de colaboração. A formação é importante porque precisamos munir os técnicos para que eles possam fazer o trabalho na ponta de monitorização da execução das metas dos Planos Municipais de Educação, observando se os municípios estão realizando o que foi colocado como estratégia nos seus PME, que estão ligados ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação”.

Presente à formação, a integrante da equipe técnica do Plano Municipal de Educação de São Francisco do Conde, Andreina Santana, fala sobre a importância do encontro. “Esta formação é muito válida porque nos orienta no acompanhamento das modificações que venham acontecer no processo de revisão do Plano Municipal de Educação, que é um norteador para o trabalho educacional até 2025. O PROAM (Programa de Apoio à Educação Municipal da Secretaria da Educação do Estado) vem nos ajudando na elaboração desses instrumentos de revisão, visando a melhoria do PME”, afirmou.