Secretaria realiza encontro formativo com estagiários do Programa Partiu Estágio

Fotos: Josenildo Almeida - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) da Bahia realizou, nesta quarta-feira (8), no auditório da instituição, em Salvador, o I Encontro dos Estagiários, envolvendo a participação de 70 jovens universitários que estagiam na SEC por meio do Programa Partiu Estágio, do Governo do Estado. A atividade teve o objetivo de acolher os novos estagiários, além de informar sobre a sua função e o funcionamento dos setores da Secretaria.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, deu as boas-vindas aos estagiários e falou sobre a importância do trabalho desenvolvido por eles. “Estes jovens, na condição de estagiários, têm a oportunidade de aprender e de fortalecer o conhecimento e de se aperfeiçoar na condição profissional, pois um dos objetivos do Programa Partiu Estágio é contribuir com a formação profissional. Com o exercício de suas funções, eles também colaboram para que a Secretaria chegue até a sala de aula fortalecendo a aprendizagem dos estudantes”, destacou.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, falou da importância do Programa Partiu Estágio. “O programa a partir de 2017 começa com uma nova política, que é fazer um processo democrático transparente em que o jovem se cadastra para ser selecionado de uma forma completamente democrática. Fizemos este evento para acolher estes jovens que conseguiram ingressar em um estágio na administração pública. Nossa expectativa é que eles aproveitem esse um ano que vão ter de convivência para aprender e vivenciar a futura profissão”.

Para Marcos Magno, 21, que é estudante do curso de Relações Públicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o estágio é uma oportunidade enriquecimento profissional. “Estou gostando muito da experiência de poder atuar na minha área na Coordenação de Políticas para a Juventude da SEC, pois estou colocando em prática os conhecimentos obtidos no curso. Hoje mesmo, atuei como mestre de cerimônias do evento, que é uma das funções executadas pelo profissional de Relações Públicas e gostei muito de participar”, disse, entusiasmado.

O encontro também contou com relatos de experiências da diretora de Educação e Suas Modalidades da SEC, Thamires Vasconcelos, e da secretária particular do governador Rui Costa, Elisa Pelegrini, que abordaram sobre as suas trajetórias profissionais iniciadas através das respectivas experiências de estágio na administração pública. Além disso, alguns estagiários declamaram poesias.

Sobre o Partiu Estágio - O programa contempla estudantes dos cursos de graduação de instituições de Ensino Superior estaduais, federais ou particulares, com prioridade para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e, também, para aqueles que estudaram todo o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral na rede particular. Para participar, o candidato precisa ter concluído, no mínimo, 50% do curso. Os contemplados recebem uma bolsa de R$ 455 e auxílio transporte. A duração do estágio é de um ano, com carga horária de 20 horas semanais.