Secretaria realiza encontro sobre freqüência escolar dos beneficiários do Bolsa Família

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove nova edição do encontro anual com os Operadores Municipal Master (OMM) – responsáveis técnicos pela coleta das informações referentes à frequência escolar dos beneficiários do programa Bolsa Família e pela transmissão desses dados no sistema do Ministério da Educação (MEC). O evento, que acontece nos dias 15 e 16/04, às 8h30, no Pestana Bahia Hotel, em Salvador, contará com a participação dos secretários de educação de 417 municípios.

O objetivo desse encontro é orientar os gestores municipais e coordenador OMM sobre o acompanhamento do Sistema Presença do MEC, que visa garantir às crianças e adolescentes o acesso ao direito básico, que é a educação e criar condições para que as famílias entendam o valor da educação como meio para superar as condições da pobreza. “A ação busca contribuir para o combate à evasão escolar”, resume o coordenador do Censo Estadual da Secretaria da Educação, Marcos Pinho.

Na abertura do evento, representantes do Ministério da Educação e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social vão falar sobre a importância da intersetorialidade na educação.

Ao longo dos dois dias de encontro, serão discutidos assuntos como metas e resultados esperados para 2013, a realização de seminários regionais para a proposição de ações, as mudanças para este ano e a apresentação de nova tabela de motivos da baixa frequência, além da adesão dos municípios ao programa Mais Educação, entre outros temas ligados ao Sistema de Acompanhamento da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família (http:/ presenca.mec.gov.br).

O OMM é formalmente indicado pelas secretarias municipais de educação por meio de ficha cadastral disponibilizada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). O acompanhamento é organizado por período de ocorrência das aulas e de coleta de dados junto às escolas.