Secretaria realiza encontros para divulgação dos resultados do Avalie

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta quarta e quinta-feira (10 e 11/04), a divulgação dos resultados da Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie Ensino Médio) e da Avaliação Externa da Alfabetização (Avalie Alfa), instrumentos criados para pesquisar o nível de aprendizado dos estudantes da rede estadual e de escolas municipais de educação fundamental, parceiras da Secretaria no programa Pacto com Municípios.

Na quarta-feira, os resultados foram apresentados para dirigentes do órgão central e para representantes das Diretorias Regionais de Educação do Estado. Já na quinta, foi o momento dos formadores do Pacto com Municípios ficarem sabendo dos resultados. Todas as informações estão disponíveis para consulta pública. Acesse aqui os resultados do Avalie

“Os dados fornecidos pelo Avalie Ensino Médio e Avalie Alfa são de grande importância para fazermos uma análise da aprendizagem nas escolas, possibilitando o desenvolvimento de políticas públicas. Com as reuniões realizadas, podemos entender melhor e discutir os resultados, debatendo as intervenções de natureza pedagógica”, disse Eni Bastos, superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional da Secretaria.

O Avalie Alfa faz parte do Programa Pacto com Municípios, ação do Todos pela Escola, e avalia estudantes do 2º ano de escolarização do ensino fundamental, como parte de um conjunto de ações para assegurar o direito de aprender dos estudantes.

Já o Avalie Ensino Médio analisa o desempenho dos alunos das turmas do ensino médio convencional e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, por meio de uma avaliação seriada, que acompanha os estudantes ao longo de três anos. Considerado uma referência nacional, o Avalie tem o objetivo de produzir informações que revelem as especificidades dos territórios baianos para o desenvolvimento de políticas que garantam o acesso, a aprendizagem e a permanência do aluno na escola.