Secretaria recebe Fórum Pós-Ocupação para dialogar sobre Educação nas áreas de habitação de interesse social

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) recebeu, nesta quarta-feira (4), representantes do Fórum Pós-Ocupação da Região Metropolitana de Salvador (RMS), de movimentos sociais, de secretarias municipais de Educação e de Infraestrutura da RMS e da Gerência de Habilitação da Caixa Econômica Federal para discutir, conjuntamente, ações ligadas à Educação em áreas de habitação de interesse social. O secretário Jerônimo Rodrigues e o chefe de Gabinete da SEC, Cezar Lisboa, entre outros gestores, dialogaram com os participantes sobre as principais necessidades educacionais na etapa de pós-ocupação dos empreendimentos populares onde estão residindo. 
 
O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância do encontro com os representantes do Fórum Pós-Ocupação e de movimentos sociais. “Estamos aqui para dialogar de forma harmoniosa e encontrar caminhos para atender às demandas ligadas à Educação, nesses territórios, por meio de parcerias com os municípios, a partir do interesse comum dessas populações. Temos a oferta da Educação Profissional, da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e outras formas de estimular jovens e adultos e, assim, a população venha melhorar a sua qualidade de vida”. 
 
A importância da escuta dos movimentos que estão atuando nos bairros populares também foi comentada pelo chefe de Gabinete da SEC, Cezar Lisboa. “As demandas dessas comunidades vão além da Educação. Mas, no caso da Educação, esse diálogo nos ajuda a precisar melhor que tipo de ação a gente pode fazer, não só do ponto de vista da escola regular, mas também em relação a outras ações que possam qualificar aquelas populações e que possam, assim, se integrar melhor socialmente”.
 
A coordenadora do Fórum Pós-Ocupação, Patrícia de Senna Britto, fez uma avaliação sobre a reunião. “Acredito que demos um enorme passo para a construção mais efetiva de soluções para esses territórios habitacionais de interesse social na Região Metropolitana, de modo que a gente possa responder a população que está residindo nessas áreas com alguma concretude na perspectiva de levar alternativas para crianças, jovens e adultos na área de Educação. Uma agenda desta natureza, com o espaço que o secretario Jerônimo nos deu para trazer de uma maneira mais sistematizada, mais abrangente essa discussão, com o objetivo de articular soluções e encaminhamentos, é fundamental, é o que a gente busca cotidianamente na interlocução com os órgãos públicos”.
 
Também membro do fórum e presidente da Associação de Palestrante Comunitário do Estado da Bahia (APC-BA), Roque Couto Santos ressaltou a importância da discussão, visando o bem-estar das famílias que moram nesses empreendimentos populares, como Minha Casa Minha Vida. “A reunião de hoje foi muito importante, principalmente pelo acolhimento do secretário Jerônimo e toda a sua equipe, que se mostraram dispostos a unir com a gente na luta pela melhoria da vida dessas pessoas por meio da Educação, oferecendo, por exemplo, cursos de formação”.
Estiveram presentes também na reunião o professor da Fundação Getúlio Vargas e ex-ministro da Educação, Henrique Paim, e a deputada estadual Maria Del Carmen.

Notícias Relacionadas