Secretaria vai fortalecer atuação das Direc

Dirigentes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, diretores e coordenadores das Diretorias Regionais de Educação (Direc) se reuniram nesta quarta-feira (5/09), em Salvador, durante todo o dia, com o objetivo de aprofundar a discussão sobre formas de atuação das Direc e a consolidação dos seus papéis na qualificação do trabalho nas escolas, com foco especial direcionado para os projetos pedagógicos.

O encontro foi pensado, também, para mobilizar e fortalecer as diretorias regionais em torno destes projetos, como ressaltou o secretário Osvaldo Barreto. “Faço um balanço muito positivo deste encontro. Tivemos a oportunidade de conversar mais com os educadores sobre as estratégias pedagógicas da Secretaria. Nós, que trabalhamos com educação, temos o desafio de enfrentar dificuldades e focar na melhoria do ensino, assegurando às crianças o direito de aprender”, disse o secretário, Osvaldo Barreto, enfatizando os dez compromissos do programa Todos pela Escola.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/ Educação

Resultados – Durante o encontro, o secretário apresentou o panorama de resultados educacionais do Estado, incluindo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 e do Avalie Ensino Médio 2011. “Conseguimos incluir o programa Todos pela Escola no Plano Plurianual do Governo da Bahia, tornando-o, assim, um programa de Estado. Temos um projeto pedagógico cujas metas para 2014 é elevar os índices de aprovação em 85% no ensino fundamental e 80% no ensino médio. E é dentro desse compromisso que vamos continuar trabalhando”, destacou.

Segundo o secretário, a ideia é realizar estes encontros periodicamente. “Vamos querer a manutenção desse diálogo, sempre, de forma presencial ou através de videoconferência. Com esta troca de informações, conseguimos avançar com os nossos objetivos”, disse.

Mobilização – Dirigentes das Direc consideraram importante o encontro pela troca de experiências e aproximação com os dirigentes da Secretaria, visando à melhoria da educação no Estado a partir de um projeto pedagógico. Segundo eles, o encontro serviu para estimular e mobilizar gestores ao trabalho em suas áreas de atuação. “Essa reunião fortalece a nossa ação junto às escolas, na perspectiva do acompanhamento pedagógico proposto”, avaliou o diretor da Direc 1A, Rainer Wendel.

A diretora da Direc de Irecê, Conceição Correia, também opinou: “Essa escuta que a Secretaria promoveu foi muito importante para que a gente pudesse falar sobre o que estamos fazendo a partir das políticas públicas do governo”. Segundo ela, os avanços foram visíveis desde que o foco deixou de ser a rede física e passou a ser o pedagógico. “Estamos dentro das escolas e percebemos que nossa intervenção ajudou a resolver alguns problemas, como o da evasão escolar”, completou Conceição.

Atividades – Ainda no encontro, diretores e coordenadores das Direc, juntamente com dirigentes e técnicos da Secretaria da Educação, se dividiram em grupos para discutir e formular respostas para questões que se referem às ações em desenvolvimento na Diretoria Regional que se destacam na perspectiva da melhoria do desempenho das escolas e às formas de promover a presença mais qualificada das Direc na escola, considerando o desenvolvimento articulado/integrado dos projetos estruturantes.