Secretarias debatem fortalecimento do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As Secretarias da Educação (SEC) e de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) do Estado realizaram, nesta sexta-feira (11), uma reunião para discutir ações que promovam o fortalecimento do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas da rede estadual de ensino, conforme a Lei 10.639/03. A iniciativa tem por objetivo intensificar o debate no currículo escolar, além de mobilizar os educadores para a ampliação da abordagem do tema em sala de aula.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, enfatizou a necessidade das escolas serem incentivadas a discutirem currículo, conceitos e conteúdos da cultura afro-brasileira nas escolas. “Precisamos identificar escolas que já tenham esse princípio de trabalharem o tema no seu currículo, iniciando uma verdadeira mobilização. A formação dos professores na base, ou seja, nas universidades, também é fundamental para que tenham este senso crítico. Precisamos alinhar para que, pelo menos, as quatro universidades estaduais tenham isso na sua formação docente. Além disto, termos esta troca de ideias com a SEPROMI pode nos dar novas perspectivas neste fortalecimento”, disse.
 
A secretária da SEPROMI, Fabya Reis, também falou sobre o papel das escolas nas ações de promoção da igualdade. “Queremos fortalecer essa ação que já é uma lei, mas ainda não alcançou a dimensão desejada. Precisamos trabalhar o currículo nas escolas visando um calendário sócio e cultural, que envolva as datas simbólicas da luta; e realizar atividades que estejam integradas às nossas ações para que possamos mobilizar ainda mais o debate e a discussão da história e cultura afro-brasileira nas escolas”, contou.

Notícias Relacionadas