Secretário apresenta programa e dialoga com reitores

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, se reuniu nesta segunda-feira (03/12) com os reitores das universidades estaduais para apresentar o programa Todos pela Escola, que reúne as diretrizes básicas da Secretaria no intuito de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem e garantir a todos os estudantes o direito de aprender. No encontro, que aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o secretário ressaltou, ainda, a importância do trabalho em parceria com as universidades para aprimorar a Educação Básica no Estado.

Foto: Roberta Rodrigues/IAT

Estiveram presentes no encontro os reitores Lourisvaldo Valentim, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Adélia Pinheiro, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Paulo Roberto Santos, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e José Carlos Barreto, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

“O trabalho que está sendo desenvolvido com o Todos pela Escola, desde 2011, já vem apresentando resultados positivos. O nosso foco sempre é a escola, visando à melhoria do ensino”, disse o secretário Osvaldo Barreto, ressaltando a importância da parceria com as universidades. “As escolas da rede estadual podem funcionar com importantes campos de prática para as universidades, experimentando processos de trabalhos e metodologias de gestão”, disse.

De acordo com Lourisvaldo Valentim, da Uneb, as parcerias, que já existem, podem ser ampliadas. “Vejo uma possibilidade muito grande de contribuir ainda mais com as escolas estaduais. Já desenvolvemos um trabalho importante com a formação de professores, por exemplo”, disse. Paulo Roberto Santos, da Uesb, também, ressaltou a importância da atuação das universidades  juntamente com a educação básica.