Secretário apresenta projeto para Educação Científica

Promover a educação científica dos estudantes da rede estadual. Esse é o foco do projeto Ciência na Escola, que será apresentado pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, no dia 3 de outubro, para a Academia de Ciências da Bahia. A apresentação acontece às 9 horas, no auditório São Lazareto, da Fundação de Auxílio à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), no bairro da Federação, em Salvador.

O projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, foi criado para aumentar o envolvimento dos estudantes com os conhecimentos científicos. A ideia é permitir que os alunos estudem o espaço onde vivem, apreendendo, de forma integrada, conhecimentos das diversas áreas, como biologia, geografia, química, física e história. Para fundamentar este processo, a secretaria promove a formação de professores, realiza anualmente a Feira de Ciências e desenvolve materiais didáticos contextualizados com a realidade baiana.

O recém-lançado livro Bahia, Brasil - Espaço, Ambiente e Cultura, por exemplo, traz conteúdos relacionados com o contexto ambiental, geológico, climatológico, hidrológico e biológico (biomas) da Bahia. A publicação, com textos, infográficos, ilustrações, fotos, imagens de satélite, mapas, tabelas e gráficos, retrata a realidade vivida pelos estudantes nas distintas regiões do Estado. A organização do conteúdo ajuda a desenvolver raciocínios espaciais e estimula o senso de pertencimento.

Para o secretário Estadual da Educação, Osvaldo Barreto, o projeto fortalece a escola, com foco no estudante: “valoriza o ambiente em que o estudante vive, permite que a escola possa introduzir a criança e o jovem no seu mundo, no seu ambiente”. Segundo ele, com o Ciência na Escola, “estamos criando uma escola mais atrativa, mais agradável, que envolve o estudante com o seu processo de aprendizagem”.

Este ano, em sua primeira etapa, o Ciência na Escola atende a 123.733 estudantes do ensino fundamental, em 500 escolas, com a participação de 921 professores de Ciências e 921 de Geografia. Em 2013, o projeto atenderá a todos os estudantes do ensino fundamental.