Secretário conclama diretores das Direc a ampliar o SGE

O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, se reuniu, na sexta (9/9), com diretores das Diretorias Regionais de Educação (Direc) e coordenadores de Educação Básica para discutir a inclusão do módulo de notas no Sistema de Gestão Escolar (SGE), até dia 20 de setembro.

A videoconferência se deu via sistema IPTV, uma tecnologia que permite encontros e debates com conexões diretas pela Internet. O próximo passo, ressaltou o secretário, será a disponibilização das notas para os pais de alunos, que poderão acompanhar, pela Internet, a vida escolar de seus filhos.

O SGE é uma ferramenta gerencial para a rede pública estadual de ensino da Bahia, criada em ambiente web, que facilita a administração escolar. A utilização do sistema nas 1.476 escolas estaduais e nas 32 Direc permite gerenciar cerca de 1,1 milhão alunos e 60 mil servidores.

Implantado em abril de 2010, o SGE integrou as informações de todas as escolas da rede estadual de ensino, evitando distorções no planejamento da educação e permitindo a identificação da demanda real de vagas nas escolas, o controle do transporte escolar, a padronização dos documentos escolares emitidos pelas escolas e a eficiência na gestão de cada uma das escolas.

As informações do passo a passo para a implantação do módulo de notas estão na página do SGE (sge.educacao.ba.gov.br) . Qualquer dúvida pode ser esclarecida com a Superintendência de Acompanhamento e Avaliação (Supav), pelo e-mail mariano.lima@educacao.ba.gov.br  ou pelo (71) 3115-9173