Secretário da Educação apresenta Educar para Transformar na Academia de Ciências da Bahia

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, apresenta o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, nesta quarta-feira (15/07), às 9h30, na Academia de Ciências da Bahia. O programa tem como desafio reunir os diversos segmentos da sociedade para, juntos, melhorar a educação pública na Bahia. Na oportunidade, o secretário também vai mostrar os resultados alcançados com o projeto Ciência na Escola, que faz parte do Educar para Transformar.

"O investimento em educação é a melhor maneira de promover o desenvolvimento de um Estado e de uma nação"

“Todos sabemos que o investimento em educação é a melhor maneira de promover o desenvolvimento de um Estado e de uma nação. Essa estratégia só funcionará se houver a participação de diferentes setores da sociedade, a exemplo da Academia de Ciências da Bahia”, afirma o secretário Osvaldo Barreto, ressaltando a parceria com a Academia de Ciências para o projeto Ciência na Escola, voltado para incentivar a educação científica nas escolas da rede pública. Este projeto atende a mais de 413 mil estudantes do ensino fundamental da rede estadual.

 

PACTO
Lançado em março, o programa Educar para Transformar tem como metas garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade e assegurar todas as crianças e jovens na escola, com desempenho adequado à sua série e com sucesso na trajetória escolar. O programa envolve várias ações distribuídas a partir de cinco eixos temáticos: colaboração entre Estado e municípios, fortalecimento da educação básica na rede estadual, Educação Profissional, integração família-escola e parcerias com universidades, empresas e outras organizações sociais.

CIÊNCIA NA ESCOLA
Ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o projeto Ciência na Escola objetiva promover a educação científica nas escolas da rede pública. O projeto inclui a formação de professores, bem como a edição dos livros “Bahia, Brasil: espaço, ambientes e cultura” e “Bahia, Brasil: vida, natureza e sociedade” distribuídos para estudantes do ensino fundamental. O conteúdo é georreferenciado na realidade baiana e apresenta conhecimentos interdisciplinares de biologia, geografia, química, física e história.

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