Secretário da Educação debate no Fórum Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

O Secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, participou na tarde desta quarta-feira (31/8) de debate sobre o piso salarial e o plano de carreira e remuneração do magistério no IV Fórum Nacional Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O evento acontece em Praia do Forte, distrito de Mata de São João, até sexta-feira (2/9) e tem como objetivo discutir importantes temas, como prova nacional de concurso de ingresso na carreira docente e políticas públicas da educação básica.

Na ocasião, o secretário Osvaldo Barreto falou sobre desafios que a educação deve enfrentar nos próximos anos, entre eles, o de conseguir mobilizar a juventude para seguir a carreira do magistério, valorizando sempre o professor. O Estado da Bahia paga vencimento acima do piso salarial para o profissional de carreira do magistério.

A Bahia também é exemplo nacional com a implantação do Plano de Carreira do Professor. Instituído em 2008, sua bases de reestruturação foram acordadas entre o Governo da Bahia e a APLB Sindicato.  O Plano estabelece duas formas de progressão: o avanço vertical, relacionado com a titulação, abrangendo desde a licenciatura até o doutorado, e a progressão horizontal, decorrente da avaliação de desempenho, que é opcional pelo docente.

Evento - O IV Fórum reúne mais de dois mil participantes, entre gestores e educadores, representando os 26 estados da federação e 155 municípios. Entre outros temas de destaque estão: Plano Nacional de Educação, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Prova Brasil e Indicadores da Qualidade na Educação Infantil.