Secretário da Educação do Estado da Bahia participa de encontro com dirigentes municipais

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, participou, nesta quinta-feira (15/08), da abertura do Encontro Regional de Dirigentes Municipais de Educação, em Feira de Santana. Com o tema “Encontro para a Integração das Ações Educacionais”, o evento, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), acontece até esta sexta-feira (16/08) no intuito de discutir a integração das políticas públicas de educação e socializar projetos e trabalhos desenvolvidos nos municípios baianos. O evento conta com a participação de 250 inscritos, entre dirigentes e professores do Polo Feira de Santana e Região Sisaleira.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Na ocasião, o secretário Osvaldo Barreto destacou algumas melhorias na qualidade da educação garantidas a partir do financiamento público e da integração entre os entes federados. “O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) e o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) trouxeram avanços no financiamento e mais recursos para a Educação. Se olharmos os indicadores da Bahia, podemos perceber um movimento virtuoso de melhoria. Muitos municípios já superaram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) prevista para 2015”, disse.

Para compor a programação do evento, a diretoria da Undime,  Gelcivânia Mota Silva, consultou os municípios, que sugeriram os temas a serem debatidos. “Para atender à demanda, trouxemos representantes desses órgãos financiadores da Educação no país, como o Governo Estadual e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para dar informações, esclarecer dúvidas e encaminhar projetos”, afirmou Gelcivânia.

Durante o evento, os secretários municipais de educação têm a oportunidade de discutir questões como o Plano Dinheiro na Escola (PDDE), o Plano de Ações Articuladas (PAR) e o Plano de Carreira na Educação. A expectativa dos organizadores é que a discussão possa contribuir para a melhoria efetiva da educação pública nos municípios. “Essa discussão contribui para organizar as secretarias e, consequentemente, para estruturar a rede municipal de educação”, declarou Gelcivânia Mota Silva, sobre a importância de conhecer o funcionamento correto das políticas e do financiamento público.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Parceria – Um grupo de trabalho instituído por meio da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Undime vem discutindo uma série de questões relacionadas à gestão da educação. O grupo aproveita as reuniões quinzenais para debater assuntos relativos ao Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e mecanismos e propostas para qualificar a gestão da informação nos municípios. Para Gelcivânia Mota Silva, a maior conquista dessa parceria é poder pensar coletivamente, “a educação pública da Bahia deve ser pensada, debatida e ter políticas públicas formalizadas conjuntamente para que possa se efetivar lá na ponta”.

“Estamos em um movimento de integração, trabalhando em conjunto com as prefeituras para estruturar a nossa rede. Exemplo disso é o Pacto com Municípios, que quebra o isolamento das secretarias municipais, e o projeto de ampliação do Sistema de Gestão Escolar (SGE), que prevê a construção de um grande banco de dados com informações da educação”, frisou o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ressaltando outras questões a serem discutidas nos processo de gestão da educação, como a democratização do acesso ao ensino de qualidade e a aproximação da escola com a família e com a comunidade.