Secretário da Educação do Estado se reúne com representantes da APLB para discutir projetos estruturantes

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, se reuniu na quinta-feira (29/08), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) para dialogar sobre os projetos estruturantes da Secretaria da Educação. “A participação da APLB ultrapassa as questões corporativistas da categoria porque acredito que temos, em comum, a visão de que um dos principais pilares da transformação social é a Educação, tendo como foco a escola”, disse o secretário.

O Pacto com Municípios pela Alfabetização – um dos compromissos do programa Todos pela Escola para garantir aos estudantes o direito de aprender – foi destacado pelo secretário como um dos mais importantes da Secretaria da Educação do Estado. “É um projeto que mobilizou as redes de Educação. Hoje, já temos a adesão de 373 municípios, o que mostra que conseguimos construir uma nova cultura de aproximação das escolas do interior com a Secretaria, quebrando o isolamento que havia”.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O presidente da APLB, Rui Oliveira, ressaltou a importância de se discutir sobre os projetos que visam à melhoria da Educação no Estado junto à entidade que representa. “Somos sindicalistas, mas isso não impede de dialogarmos com a Secretaria da Educação questões voltadas à Educação. Proponho que tenhamos reuniões pontuadas para que a APLB possa contribuir sobre cada ponto relacionado ao processo educacional, a exemplo da formação de professores”.

A implantação da educação integral na rede estadual também foi destacada pelo secretário como uma das importantes ações da Secretaria. “Já conseguimos ampliar a Educação Integral no Estado, passando de 11 escolas, em 2012, para 86 unidades, este ano”. Outro grande desafio, ressaltou o secretário, é combater a repetência e o abandono escolar porque “é algo que mexe com a autoestima da comunidade escolar”. Para melhorar o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, o secretário citou o Gestar – Programa de Aprendizagem Escolar. “Temos a obrigação de garantir às crianças o direito de aprender”.

EMITec – Além disso, o secretário Osvaldo Barreto também destacou o programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) , que se constitui como alternativa pedagógica para levar Educação às áreas mais distantes do Estado. “Desta forma, em áreas longínquas, onde era remota a possibilidade de levar a oferta educacional, acontecem as mediações de conteúdos educacionais em sala-estúdio, implantada no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. Todo o conteúdo da iniciativa é elaborado por professores da própria rede estadual”, disse o secretário.

O sistema Transparência na Escola também foi tratado pelo secretário. A iniciativa, disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), permite à sociedade acompanhar os recursos financeiros encaminhados e utilizados pelas escolas estaduais da Bahia. A página eletrônica, conta, ainda, com o Boletim Online, que possibilita aos pais e estudantes acompanharem suas notas pela Internet.