Secretário da Educação e prefeita de Araçás discutem ações do Educar para Transformar

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

A alfabetização das crianças na idade certa, até os oito anos de idade, principal meta do programa Educar para Transformar, foi a principal pauta da reunião, nesta quinta-feira (18), entre o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto e a prefeita do município de Araçás, Maria das Graças. A iniciativa faz parte do regime de colaboração entre o Estado e municípios, visando à melhoria da qualidade da educação pública na Bahia.

A prefeita de Araças fez uma avaliação desta parceria entre o Estado e os muncípios pela melhoria da educação. “O programa Educar para Transformar está sendo bastante benéfico para os municípios. Tivemos a oportunidade de receber a visita do governador Rui Costa e já estamos discutindo com a Secretaria ações em conjunto. Realizamos bastante investimento na área de Educação, mas precisamos do suporte do governo estadual, principalmente por sermos uma cidade jovem e com 12 mil habitantes”, afirmou a prefeita.

Distribuição de livros
Mais de 367 mil crianças já estão sendo beneficiadas por meio da parceria entre Estado e municípios. Para 2016, a meta é alcançar 509 mil crianças. Uma das iniciativas do programa é a distribuição de 1.498.000 livros para os municípios utilizarem na alfabetização das crianças. São livros de Língua Portuguesa e de Matemática, elaborados em parceria com o Estado do Ceará. Também serão entregues exemplares de 19 livros de literatura infantil, de 16 autores baianos, referenciados na realidade da Bahia.