Secretário da Educação e reitor da UFRB discutem parceiras para o fortalecimento da educação básica

Foto: Suâmi Dias Ascom/Educação

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, recebeu, nesta segunda-feira (15), o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Luiz de Oliveira Soglia. O encontro, que aconteceu na sede da Secretaria da Educação do Estado, em Salvador, discutiu o desenvolvimento de ações em conjunto, conforme prevê o programa Educar para Transformar, que visa à formação de uma rede de parcerias pela melhoria da qualidade da educação pública na Bahia.

O objetivo da pauta é estreitar a relação entre a universidade e as escolas estaduais com vistas ao fortalecimento da educação básica, como explica o reitor Silvio Luiz de Oliveira Soglia. “A reunião tem objetivo de propor uma parceria com o Governo do Estado dentro de uma ação no sentindo de que a universidade possa apoiar as escolas no seu planejamento e gestão educacional. A ideia é que possamos iniciar essa cooperação em escolas estaduais de Santo Amaro, como o Centro Educacional Teodoro Sampaio, e depois expandir para outras cidades, como Amargosa”, explica.

O reitor ainda enfatiza a importância do programa Educar para Transformar. “O governador Rui Costa vem desafiando as universidades a contribuírem com a melhoria da educação básica. E acredito que, com o nosso centro de formação de professores, com diversos cursos em licenciatura, e cooperações como estas que estamos propondo, temos condições de ajudar a converter a educação em um nível maior de qualidade”.