Secretário fala sobre programa de reforço da matemática na Fieb

O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, apresentou para empresários da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), nesta quarta-feira (10/07), na sede do órgão, no Stiep, as ações desenvolvidas pelo Estado no Programa de Educação Matemática nas Escolas Públicas da Bahia, lançado nesta terça-feira (09/07), no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Entre as iniciativas, está a parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), do sistema Fieb, com o Sesi-Matemática, metodologia que associa práticas educacionais modernas à tecnologia para auxiliar o ensino da matemática inicialmente no ensino médio.

Lançamento do Programa de Educação Matemática

Conheça o Programa de Educação Matemática

“O projeto é de grande importância para estimular os estudantes no estudo e na aprendizagem da matemática, com o auxilio de jogos e outras ferramentas que são utilizadas, inclusive, fora da sala de aula, como um complemento ao conteúdo ministrado pelos professores”, disse o secretário Osvaldo Barreto, ressaltando que a parceria com o Sesi é fundamental. “Formar bem os nossos alunos é relevante para toda a sociedade, inclusive para a área empresarial e da indústria”, completou o secretário, conclamando que os empresários contribuam com educação pública baiana, e, consequentemente, com a formação de profissionais mais completos.

“O projeto é de grande importância para estimular os estudantes no estudo e na aprendizagem da matemática, com o auxilio de jogos e outras ferramentas que são utilizadas, inclusive, fora da sala de aula, como um complemento ao conteúdo ministrado pelos professores” - Osvaldo Barreto - Secretário da Educação

Para José de Freitas Mascarenhas, presidente da Fieb, a ação tem, entre os seus objetivos principais, justamente desmitificar a dificuldade da matemática. “Todos nós sabemos como o jovem brasileiro, muitas vezes, resiste ao estudo desta disciplina. Ele já se opõe mesmo antes de tentar aprender. E, para conseguir que este aluno seja inserido neste mundo repleto de tecnologia, é necessário romper estas barreiras”, afirmou.

O superintendente do Sesi-Bahia, José Wagner Sancho Fernandes, ressaltou que o projeto já é utilizado no Rio de Janeiro, e que, de acordo com a experiência, os alunos aumentaram o interesse e o tempo dedicado aos estudos. “Uma formação mais completa em matemática vai beneficiar áreas como a engenharia e a indústria. Além disso, a partir dessa parceria, vamos possibilitar a criação de uma metodologia que torna o ensino da matemática agradável, quebra o tabu que a disciplina é difícil e chata”, disse.

O Sesi-Matemática está relacionado com os projetos Gestar e Ensino Médio em Ação (EM-Ação), também desenvolvidos pela Secretaria, que foca nas disciplinas consideradas básicas para o sucesso em todas as áreas do conhecimento, como português e matemática.

Desafios educativos – O projeto é composto por uma plataforma online que disponibiliza jogos e mais de 50 mil desafios educativos que contemplam os conteúdos prioritários de matemática. Nos jogos, a disciplina é apresentada em ações do cotidiano, e os professores podem acompanhar a evolução dos estudantes de forma integrada e em tempo real, pois a plataforma gera relatórios dos avanços, por nível de complexidade nos diversos conteúdos matemáticos.

Desta forma, o professor pode fazer intervenção para auxiliar os estudantes que estão com defasagem na aprendizagem, permitindo sanar lacunas no momento certo. Também disponibiliza materiais que possibilitam fazer conexões com a abstração necessária que os conteúdos requerem. A ideia é sempre tornar os assuntos mais agradáveis e dinâmicos.

Secretário dala Além do Sesi-Matemática, o Programa de Educação Matemática nas Escolas Públicas da Bahia, desenvolvido pela Secretaria, conta, também, com outras ações, como o Alfabetização Matemática, material didático que será distribuído, gratuitamente, para todos os 373 municípios parceiros do projeto Pacto com Municípios pela Alfabetização, cujo foco é alfabetizar, com letramento, as crianças até os oito anos de idade, e a Feira Baiana de Matemática, prevista para acontecer no mês de novembro, em uma parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).