Secretário Osvaldo Barreto apresenta propostas do Pacto pela Educação a 38 municípios

Secretários de Educação de 38 municípios da Bahia estiveram nessa quarta-feira (9), no Instituto Anísio Teixeira (IAT) para a apresentação do Pacto pela Educação, programa do governo estadual que busca conjugar forças com os municípios baianos para a melhoria da qualidade da educação. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, apresentou o Pacto e expôs indicadores e gráficos de avaliação da educação, que ressaltam a importância da união das esferas estadual e municipais para garantia do aprendizado dos estudantes.

Acompanhado dos superintendentes Nildon Pitombo, de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb) e Eni Bastos, de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional (Supav), o secretário Osvaldo Barreto afirmou que o primeiro compromisso é “alfabetizar todos os estudantes até os oito anos de idade”. Para isso, a Secretaria da Educação do Estado vai disponibilizar material didático para os estudantes e formação para os professores alfabetizadores dos municípios.

O secretário de Educação e Cultura do município de Salvador, João Carlos Bacelar destacou a iniciativa do governo estadual. “A motivação é a mais nobre possível. A meta de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade vai promover uma verdadeira revolução na educação baiana. Com o envolvimento de todos, esta meta será alcançada e Salvador vai apoiar o pacto”, afirmou Bacelar.

Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-Ba), Luis Valter de Lima, que também ocupa o cargo de secretário de Educação de Camaçari, “o Pacto será uma boa forma de integrar Estado e municípios para que a educação chegue a todos com excelente qualidade”. Para a secretária de Educação de Itapicurú, Florinda Caldas, “é hora de aproximar as duas escolas, porque a educação é uma só. Nossos estudantes merecem o melhor ensino”.

Pacto pela Educação – O programa, apresentado pelo secretário Osvaldo Barreto, propõe a união entre as esferas estadual e municipal, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação em todo o Estado. Para alcançar esta meta, governo e municípios deverão cumprir as responsabilidades propostas no pacto. O governo irá articular apoio do Governo Federal, fomentar a formação de professores, produzir e adquirir materiais de apoio pedagógico para serem usados nas salas de aula, além de monitorar o andamento do pacto nos municípios.