Secretário Osvaldo Barreto destaca importância do Censo Escolar em encontro nacional

Na abertura do Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica 2013, nesta terça-feira (10/12), em Salvador, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, destacou “o trabalho de excelência” realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no amplo levantamento, a cada ano, de informações sobre as escolas no País. “A obtenção de dados confiáveis e de qualidade relativos à educação brasileira é imprescindível para a formulação de políticas públicas que visem à melhoria do processo educacional”, ressaltou o secretário.

O evento, promovido pelo Inep, acontece até quarta-feira (11/12) com o objetivo de avaliar o processo censitário em 2013, bem como apresentar as propostas e alterações para o ano de 2014. Participam do encontro especialistas em educação de todo o País e representantes das coordenações estaduais do Censo Escolar das secretarias estaduais e municipais, além de representantes de regional de ensino de cada unidade da federação e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Uma apresentação ao vivo dos vencedores do Festival Anual da Canção 2013 (Face), com os estudantes da rede pública estadual George Argolo, Carolina Nascimento e Jéssica Cruz, marcou a abertura do Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica 2013.

“Vejo no Censo Escolar a possibilidade de construção de uma nova educação no Brasil, uma nova escola. E, na Bahia, o Governo do Estado realça os dados mais importantes sobre as melhorias de nossa educação, e faz um trabalho coletivo, em parceria com 343 municípios que aderiram ao programa Pacto com Municípios pela Alfabetização, visando a melhoria da escola pública no Estado”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

Avanços – O presidente do Inep, Luiz Claudio Costa, destacou a precisão dos dados do Censo e parabenizou o secretário Osvaldo Barreto “pelo compromisso com a educação pública na Bahia, que vem avançando a cada momento”, pontuou.

Ainda segundo o dirigente do Inep, “é por meio do Censo Escolar –  o maior e o melhor do mundo em riqueza de detalhes e informações – que podemos tomar conhecimento de nossas potencialidades e fragilidades. O Brasil conseguiu transformar esses dados em políticas públicas, a exemplo do Pacto pela Educação na Idade Certa. Nossas escolas estão melhorando e muitos desafios temos pela frente”, afirmou.

Para o secretário da Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Romeo Weliton Caputo, que também participou da mesa de abertura e proferiu conferência com o tema O Censo Escolar e as políticas educacionais, o Censo é “o pilar sobre o qual as políticas públicas da educação são edificadas. As informações de qualidade, com rigor científico, como tem sido fornecidas pelo Censo Escolar é a base para a melhoria da educação no nosso país”.

Dados – O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo MEC/Inep. Com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação , e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País, o Censo abrange o ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), a educação especial e a educação de jovens e adultos (EJA).

Por meio do sistema eletrônico Educacenso, as unidades escolares incluem informações relativas a turmas, disciplinas, número de alunos e docentes, estrutura física, movimento e rendimento dos estudantes. Esses dados são utilizados para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação.

A atualização destes dados permite ao MEC aprimorar as informações sobre o Sistema Educacional Brasileiro e aplicar os recursos financeiros de forma transparente. A Secretaria da Educação do Estado é a responsável pela elaboração e publicação dos números relativos à Bahia, que podem ser conferidos no Anuário Estatístico e no Educação em Números.

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