Secretário Osvaldo Barreto finaliza ciclo de reuniões com diretores e coordenadores de Direc

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, encerrou, nesta sexta-feira (06/09), o ciclo de reuniões com os diretores e coordenadores das Diretorias Regionais de Educação (Direc). Foram oito encontros com dirigentes e equipe técnica das 33 Direc. O objetivo foi concluir a etapa de acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos pelas diretorias nas unidades escolares, dentro das ações propostas no Plano de Metas da Secretaria da Educação.

“A ideia é avançarmos no processo de interação, dentro do plano de gestão da Secretaria. Nosso objetivo foi estreitar a relação levando em conta que todos nós temos a responsabilidade de zelar pela qualidade do ensino em nossas escolas”, pontuou o secretário ressaltando que os encontros são uma oportunidade de troca de experiências entre os gestores, especialmente com relação aos Projetos Estruturantes.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Ainda segundo o secretário Osvaldo Barreto, os encontros serviram de termômetro para medir como as escolas estão reagindo ao processo de trabalho implantado pela Secretaria. “A obrigação de alterar o ambiente escolar é nosso, e temos feito esforços nessa direção, garantindo recursos para os colégios, que têm tido dinheiro para a alimentação escolar, para reformas e manutenção das unidades”, disse o secretário, em uma das reuniões realizadas com os representantes das Direc.

Durante as reuniões, os gestores de cada Direc apresentaram as ações realizadas, ressaltando questões, como dados do SGE, redimensionamento do turno noturno, atuação dos gestores escolares, utilização dos dados das avaliações externas da aprendizagem e implementação da proposta de Educação Integral. Além disso, fizeram um balanço dos avanços qualitativos e quantitativos alcançados.

Para Maria Helena Araujo, diretora da Direc de Cruz das Almas, um dos grandes destaques na região ficou por conta dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp). “Conseguimos passar de 643 para 2.046 estudantes nos jogos, em modalidades como atletismo, futebol, handebol e, inclusive, o xadrez. Este envolvimento melhorou o aprendizado em sala de aula, fazendo com que os alunos ganhassem mais motivação de frequentar a escola. Foi um ganho muito grande”, disse a diretora.

Já Marcos Antônio Pires, diretor da Direc de Paulo Afonso, destacou o projeto Gestar, que foca no desenvolvimento das habilidades em língua portuguesa e matemática. “O Gestar possibilitou uma melhora significativa nos nossos índices de aprendizagem, nessas duas áreas que são de grande importância para o desenvolvimento dos estudantes. Além disso, o programa possibilitou uma integração com outras áreas”, considerou.

Atividades – As estratégias relevantes no processo de elaboração do Plano de Metas e no cumprimento das orientações também foram socializadas. Por fim, gestores da Secretaria da Educação, presentes às reuniões, deram orientações sobre as avaliações externas: Avalie e Prova Brasil/Saeb e atuação do Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip).