Secretário Osvaldo Barreto participa da posse dos reitores das novas universidades federais da Bahia em Brasília

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, participa, nesta quarta-feira, às 17h, no Ministério da Educação, em Brasília, da posse dos reitores Naomar Monteiro de Almeida Filho e Iracema Santos Veloso. Ambos foram nomeados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, respectivamente, para a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) e para a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob).  As duas instituições públicas têm previsão de começar a funcionar em setembro de 2014.

Universidade Federal do Sul da Bahia

“O Governo do Estado vem desenvolvendo um trabalho junto ao governo federal mirando a ampliação da presença de universidades federais na Bahia. Este é um momento de culminância da interiorização da educação superior pública no Estado, totalizando quatro novas universidades federais na Bahia”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto. Dentro dessa política de ampliação, a Bahia tem, agora, a Universidade Federal do Sul da Bahia e a Universidade Federal do Oeste da Bahia, além das já implantadas Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), que ganha dois novos campi – Santo Amaro e Feira de Santana –, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Paulo Afonso.

A Ufesba terá reitoria em Itabuna e campi em três municípios: Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Já a Ufob terá como sede Barreiras. Os novos reitores são professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), instituição tutora das duas novas universidades. Naomar de Almeida Filho é formado em medicina e possui mestrado em saúde pública e doutorado em epidemiologia, dentre outros títulos. Foi reitor da Ufba por oito anos. Iracema Veloso é professora da Escola de Nutrição da Ufba e foi pró-reitora de planejamento da universidade federal tutora da Ufob.