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Secretário Osvaldo Barreto participa de lançamento dos cadernos complementares do Gestar
Cerca de 140 coordenadores pedagógicos, supervisores pedagógicos, supervisores de curso, especialistas e formadores das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc) participaram nesta quarta-feira (4/06), no Hotel Vila Galé, em Guarajuba, do lançamento dos cadernos complementares de apoio à aprendizagem estudantil do Programa Gestar na Escola. O lançamento aconteceu durante o Encontro de Formadores do Gestar e contou com a participação do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.
O material didático de língua portuguesa e matemática, produzido por professores especializados do Gestar, será distribuído para os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e tem como objetivo apoiar as atividades dos professores e alunos em sala de aula. “O Gestar, hoje, é um Programa que concretiza em sala de aula a formação dos professores, oferecendo a eles as ferramentas necessárias para pôr em prática as metodologias aprendidas. O lançamento desse material é o resultado de um trabalho conjunto, protagonizado pelos professores e que vai contribuir para alterar a realidade do ensino e da aprendizagem em nossa rede”, declarou o secretário Osvaldo Barreto.
Para a coordenadora do Gestar, Daday Sales, o lançamento representa um marco para as ações desenvolvidas pelo Programa. “Esse momento consolida uma realização para todos. Uma conquista que surgiu do desafio de produzir intelectualmente algo que pudesse contribuir com o aprendizado dos estudantes e que carregasse o conhecimento dos nossos professores”. Um dos responsáveis pela produção dos cadernos complementares, o professor Analdino Filho explicou que o material didático surge a partir de uma proposta interdisciplinar a fim de aproximar esse conteúdo ao cotidiano dos estudantes. “Saímos de áreas específicas para construir uma proposta interdisciplinar que não esteja descolada do contexto sociocultural dos estudantes”.
Cadernos Complementares – Os cadernos são compostos por uma série de propostas didáticas que serão desenvolvidas pelos estudantes e coordenadas pelos professores de maneira flexível, dando aos educadores a liberdade para explorar as competências e habilidades previstas para aquele momento do ano letivo. “Os cadernos atendem uma demanda que tínhamos. Sentíamos falta de trabalhar com a matemática de forma contextualizada para os estudantes perceberem que a disciplina não é só números”, revelou a supervisora de curso de matemática das Direcs 1A e 1B, de Salvador e Região Metropolitana, Rosane Rodrigues Sanches.
De acordo com a supervisora de curso da área de língua portuguesa da Direc 6, em Ilhéus, Daniela Nobre de Oliveira, o material didático desenvolvido pelo Gestar faz com que os estudantes se vejam no papel de protagonista. “O que marca o material de língua portuguesa é o fato das atividades focarem a argumentação em questões que dizem respeito ao contexto de vida dos alunos. Isso incentiva a turma a se pronunciar mais, porque eles refletem sobre o cotidiano da sua escola e da comunidade”.
Formação – A formação do Gestar, iniciada, no último domingo (1/6), segue até sábado (7/6), em Guarajuba, com a participação de 148 profissionais, entre coordenadores pedagógicos, supervisores pedagógicos, supervisores de curso, especialistas e formadores do Gestar de todo o Estado. A programação inclui, ainda, a realização de minicursos, workshops e discussões para o alinhamento das ações do Programa.
“Por meio da capacitação, são construídas as propostas pedagógicas e instrumentos que orientam a execução do Gestar”, conta Daday Sales. Entre os destaques da programação, está a discussão sobre avaliação complementar bimestral, realizado pelo Gestar para aferir o rendimento dos estudantes, além das palestras da professora Roxane Rojo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sobre oralidade e letramento, e a do professor Carlos Eduardo Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre ferramentas multimídia aplicadas na educação matemática.
Gestar – O programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) atua no sentido de melhorar o desempenho dos estudantes do ensino fundamental II em língua portuguesa e matemática. Por meio do acompanhamento e da avaliação in loco nas escolas, realiza formação continuada dos professores, elabora e distribui material pedagógico, disponibiliza caderno de atividades complementares para o estudante e estimula o protagonismo estudantil com oficinas formativas. Em 2013, o Gestar atendeu 257 mil estudantes da segunda fase do ensino fundamental, em 798 escolas.
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