Secretário Osvaldo Barreto participa do II Seminário Estadual do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realizou, nesta sexta-feira (1/8), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, o II Seminário Estadual do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, reunindo formadores regionais, diretores de escolas, coordenadores, professores e gestores das Diretorias Regionais de Educação (Direc). O evento, que aconteceu no auditório do IAT, com transmissão para as salas de videoconferências das Direc, contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e teve o objetivo principal de socializar os processos vivenciados na segunda etapa da formação regional do Pacto.

“O Pacto é um projeto muito abrangente, que envolve professores, formadores, universidades e secretarias de educação de todo o País. Nós sempre tivemos um olhar especial para a escola. A partir daí, construímos políticas educacionais voltadas para o fortalecimento da unidade escolar, e a participação das universidades têm sido fundamental nesse processo de fortalecimento da educação básica, que tem como um dos instrumentos o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio”, disse o secretário.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

A diretora-geral do IAT, Irene Cazorla, ressaltou o pioneirismo da Bahia, que também realiza o Pacto com Municípios pela Alfabetização. “Destaco, também, a interlocução que o programa proporciona entre o ensino médio da nossa rede estadual e as universidades Federal da Bahia (Ufba) e do Vale do São Francisco (Univasf). Tudo dentro de uma política que reconhece, no estudante, o seu direito de aprender e a escola como um lugar de produção de conhecimento, bem como valoriza o papel do professor nesse processo”.

Representando as instituições do ensino superior, a professora Regina Marchesi, da Ufba, destacou que a interlocução é fundamental para a contínua melhoria dos conteúdos. “Hoje, estamos vivenciando o segundo encontro de formação. A Bahia está à frente nesse processo e já mostrou resultados significativos. O Pacto foi criado para propor um ensino médio diferenciado, e a parceria escola e universidade tem muito o que contribuir”, considerou.

Debates –  Após a abertura do seminário, o professor-pesquisador da Ufba, Augusto César Leiro, falou sobre o tema O Ensino Médio no Contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Em seguida, a coordenadora do Pacto Ensino Médio Bahia, Valuza Saraiva, expôs a trajetória do programa. No decorrer do evento, representantes de todas as Direc apresentaram o cenário do Pacto em suas regiões.

A orientadora de estudo Janeide Toscano, do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, em Camaçari, falou sobre a aceitação do projeto na sua unidade escolar. “Percebo que os professores estão empolgados, colaborando, interessado nas atividades, se sentindo valorizados. Esse seminário é um momento interessante para obtermos mais conhecimentos sobre o programa, bem como conscientizar os docentes sobre a importância desse projeto para a qualidade da educação no nosso Estado”.

O Pacto Ensino Médio Bahia é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado com o Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e tem como objetivo promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos. As formações são realizadas nas próprias unidades escolares, durante o tempo destinado às atividades complementares.