Secretário Osvaldo Barreto participa do lançamento mundial de campanha para prevenir o HIV entre jovens

Usar a popularidade e o poder de união do esporte para promover a prevenção do HIV/Aids. Esta é a tônica da campanha Projeta o Gol, que conta com lançamento em Salvador, nesta segunda-feira (9/6), às 9h, no Teatro Castro Alves, Campo Grande. O evento terá a participação do governador Jaques Wagner e do secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto. A ação, que é voltada especialmente para os jovens, é promovida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/AIDS (Unaids), em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), Governo da Bahia, Ministério da Saúde e Prefeitura Municipal de Salvador.

A campanha, que teve início na África do Sul, durante a Copa do Mundo de Futebol de 2010, vai ser sediada na Bahia e tem o slogan “De Soweto a Salvador”, simbolizando o elo histórico e cultural que a cidade baiana tem com o continente africano, representado pela cidade de Soweto.  No período da copa, vão ser distribuídos mais de 2 milhões de preservativos e 2 milhões de folhetos informativos nas 12 cidades-sede do campeonato, além de disponibilizar testes rápidos gratuitos para diagnóstico do HIV.

Educação – Aliada à proposta da campanha, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove um concurso de cartazes com o tema prevenção ao HIV. A iniciativa tem o objetivo de provocar a reflexão entre os alunos e orientar a comunidade escolar em relação à saúde sexual e reprodutiva, além de contribuir para o fortalecimento da campanha Proteja o Gol.

Para participar do concurso, os estudantes devem inscrever o seu cartaz até o dia 15 de agosto. A unidade escolar selecionará até dois cartazes para representá-la na etapa regional do concurso, sendo um na categoria ensino fundamental e um na categoria ensino médio. Após a seleção regional, os cartazes serão encaminhados para a etapa estadual, prevista para acontecer no dia 19 de setembro, na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em Salvador.

Ao final do concurso, os três finalistas de cada categoria serão premiados, em primeiro, segundo e terceiro lugar, com um notebook, uma filmadora e um tablet, respectivamente. Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas por meio do edital.