Secretário Osvaldo Barreto realiza mais uma reunião com diretores e coordenadores de Direc

Uma nova reunião entre o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, e coordenadores e diretores de Diretorias Regionais de Educação (Direc) foi realizada na manhã da quarta-feira (21/08), no edifício sede da Secretaria. Dessa vez, o encontro aconteceu com as Direc 6 (Ilhéus), 8 (Eunápolis), 21 (Irecê), 26 (Bom Jesus da Lapa) e 31 (Santo Amaro). O objetivo é acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelas Direc nas unidades escolares, dentro das ações propostas no Plano de Metas da Secretaria da Educação.

Fotos: Geraldo Carvalho Ascom/Educação

“Esse é um momento oportuno para a troca de experiências. Queremos estreitar a relação das Direc com a Secretaria, levando em conta que todos nós temos a responsabilidade de zelar pela qualidade do ensino em nossas escolas”, destacou o secretário Osvaldo Barreto, na abertura da reunião. Ele ressaltou, ainda, que o encontro serve de termômetro para medir, por meio dos relatos de cada representante de Direc, como as escolas estão reagindo ao processo de trabalho implantado pela Secretaria. “Temos a obrigação de alterar o ambiente escolar e temos feito esforços nessa direção, garantindo recursos para os colégios, que têm tido dinheiro para a alimentação escolar, para reformas e manutenção das unidades”, disse o secretário.

Para a diretora da Direc 21, Conceição Correia, esse momento tem sido importante para compartilhar com o secretário Osvaldo Barreto e com os colegas das Direc os avanços do programa de educação em cada escola e as eventuais dificuldades que tem. “O que me deixa admirada é o fato de o próprio secretário conduzir as reuniões conosco. Isso mostra o interesse que ele tem em conhecer de perto o trabalho que realizamos na ponta, observando todos os indicadores, inclusive da evasão escolar e repetência. Quem ganha com isso é o estudante, que é o foco de um trabalho que é voltado para a melhoria da qualidade da aprendizagem”, opinou a gestora.

“Esse é um momento oportuno para a troca de experiências. Queremos estreitar a relação das Direc com a Secretaria, levando em conta que todos nós temos a responsabilidade de zelar pela qualidade do ensino em nossas escolas” - secretário Osvaldo Barreto.

A troca de experiências foi apontada pela coordenadora de Educação Básica da Direc 6 e coordenadora regional do Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), Gilda Porto Carmo, como um dos grandes ganhos da reunião. “Esses encontros promovem uma interatividade e uma aproximação maior entre o secretário e sua equipe, e as Direc. É, sobretudo, um momento importante para que possamos apresentar o que alcançamos, até agora, dentro do Plano de Metas da Secretaria, e o que ainda não conseguimos, o porquê e quais os caminhos que devemos perseguir para atingirmos todos os objetivos voltados à melhoria da qualidade de ensino”.

Atividades – Durante a manhã, os gestores apresentaram as ações realizadas, ressaltando questões como dados do SGE, redimensionamento do turno noturno, atuação dos gestores escolares, utilização dos dados das avaliações externas da aprendizagem e implementação da proposta de Educação Integral. Além disso, pontuaram os avanços qualitativos e quantitativos alcançados.

No turno vespertino, os gestores das Direc socializaram relatos sobre estratégias relevantes no processo de elaboração do Plano de Metas e no cumprimento das orientações. Em seguida, gestores da Secretaria da Educação deram orientações sobre as avaliações externas: Avalie e Prova Brasil/Saeb e atuação do Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip).