Secretário Osvaldo Barreto se reúne com gestores de diretorias regionais de educação

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, realizou um novo encontro com coordenadores e diretores das diretorias Regionais de Educação (Direc), nesta segunda-feira (19/08), no edifício sede da Secretaria. O objetivo do encontro foi acompanhar os trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares, e analisar a pertinência entre as ações propostas no Plano de Metas e aqueles que estão sendo desenvolvidas pelas Direc. Desta vez, participaram gestores das Direc 7 (Itabuna), 17 (Piritiba), 19 (Brumado), 20 Vitória da Conquista) e 30 (Guanambi).

“Esta é uma oportunidade de troca de experiências entre gestores que estão sintonizados no mesmo objetivo de trabalhar pela melhoria da qualidade de nossas escolas. Nosso propósito é avançar no processo de interação, dentro do plano de gestão da Secretaria”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Para a diretora da Direc 19, Filomena Azevedo, a realização dessas reuniões são “de grande importância” para que ele possa conhecer  minuciosamente a realidade da gestão escolar de cada Diretoria Regional. “Antigamente, havia um certo atraso para passar as notas dos alunos. A partir de 2010, com a implantação do SGE, tudo tem melhorado. A vida escolar do estudante é bem acompanhada pelos professores e diretores de escola”, disse.

O coordenador de organização e atendimento da rede escolar da Direc 7, Raimundo Souza, também considera importante a realização dos encontros entre os colegas. “Ouvimos experiências de gestores de outras Direc e isso contribui para uma boa gestão escolar e uma integração maior entre nós, bem como uma aproximação ainda maior com o secretário”, afirmou.

Atividades – Durante a manhã, os gestores apresentaram as ações realizadas, ressaltando questões como dados do SGE, redimensionamento do turno noturno, atuação dos gestores escolares, utilização dos dados das Avaliações Externas da Aprendizagem e implementação da proposta de Educação Integral. Além disso, pontuaram os avanços qualitativos e quantitativos alcançados.

No turno vespertino, os gestores das Direc socializaram relatos sobre estratégias relevantes no processo de elaboração do Plano de Metas e no cumprimento das orientações. Em seguida, gestores da Secretaria da Educação deram orientações sobre as avaliações externas: Avalie e Prova Brasil/Saeb e atuação do Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip).