Secretário Pinheiro acompanha abertura dos portões para o Enem

Fotos: Gabriel Carvalho - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, esteve, neste domingo (12), em colégios estaduais para acompanhar a abertura dos portões, às 11h, e a movimentação dos estudantes para a segunda etapa de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 490.233 estudantes inscritos na Bahia, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação do exame. Num ato simbólico, Pinheiro abriu os portões do Colégio Estadual da Bahia – Central, depois de dialogar com os alunos da rede estadual que chegaram cedo para as provas.
 
“Tivemos diversas ações do programa Enem 100%, com a ideia de trabalhar durante o ano envolvendo todas as direções de escolas e fizemos todo um acompanhamento de práticas, inclusive com o uso de tecnologia, tentando alcançar todos os nossos estudantes. Tivemos também um aulão na Concha Acústica do TCA, o Redijaê, que corrigiu redações com o apoio das universidades, e organizamos toda uma logística de transporte para atender alunos em todo o Estado. Salvador é até mais prático, mas em várias cidades na Bahia tivemos que colocar ônibus, em parceria com os municípios, com  a secretaria bancando. Mas hoje é um momento importante também porque é o encontro do desejo com a vocação, portanto é a hora em que os estudantes vão poder expressar tudo aquilo que acumularam durante o ano, inclusive contando com todo o empenho e carinho dos professores para que eles possam lograr êxito com um bom Enem”, destacou o secretário, que também esteve na Escola Estadual Teodoro Sampaio, em Pirajá.
 
Confira no Flickr da Educação todas as fotos.
 
Recursos da Secretaria foram destinados para as escolas, de modo a viabilizar o transporte e garantir o deslocamento dos estudantes que moram fora das cidades onde o Enem está sendo realizado, para a participação nas provas. A medida visou beneficiar 33.560 estudantes do 3º ano do Ensino Médio, de 437 unidades da rede estadual localizadas em 259 municípios baianos.
 
Nesta segunda etapa, foram aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Uma das primeiras a chegar no Colégio Central, para não correr o risco de perder a prova, foi a estudante Naiara Regina Paixão dos Santos, 18 anos, do Colégio Estadual Tereza Conceição Menezes. “O que espero desta prova é ter um bom resultado e que isso me leve mais adiante. Me preparei muito estudando em casa e participando dos aulões de revisão da minha escola. Quero fazer Enfermagem ou Administração de Empresas”, disse.
 
Nábia Almeida da Silva, 17 anos, estudante do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, também chegou cedo e estava confiante para as provas. “Pretendo tirar notas altas para que possa passar em Medicina. Estudei bastante, inclusive, minha escola promoveu diversos aulões”, disse. 
 

Notícias Relacionadas