Secretário Pinheiro inaugura quadra poliesportiva coberta em colégio de São Felipe no sábado

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, inaugurou, neste sábado (9), a quadra esportiva coberta do Colégio Estadual São Felipe, localizado no município de São Felipe (173 km de Salvador). O novo espaço, que recebeu um investimento de mais de R$ 530 mil, com financiamento de recursos estadual e federal - o que também inclui reforma na estrutura do colégio - servirá para a prática de esportes como futsal, vôlei, basquete e outras modalidades, além de espaço privilegiado para a realização de eventos culturais, sociais e esportivos do colégio e da comunidade local.

A inauguração da quadra contou com a participação de autoridades locais, gestores escolares, professores e estudantes, tendo sido marcada por uma partida de futsal entre o time da unidade escolar e o time do Centro Educacional Irineu Barbosa (CIEB). Para animar ainda mais o ato, os grupos de dança do colégio “Insane Boys” e “Love Dance”, fizeram performances musicais com coreografias “Free Step” (passos livres) e “Fit Dance”, respectivamente. Outro momento especial foi a apresentação da fanfarra do Grupo Escoteiro Grato Oases, do município vizinho, Conceição do Almeida.

Pinheiro ressaltou a importância do novo espaço esportivo para a comunidade escolar. “Esta é mais uma obra que mostra o empenho do governador Rui Costa, no sentido de prover nas escolas boa infraestrutura e, nesse particular, a questão da quadra e da própria estrutura como a sala de Recursos Multifuncionais e laboratórios, no sentido de ampliar as práticas com atividades culturais, de ciências e complementares, portanto, preenchendo um novo currículo e uma nova orientação para essa formação, principalmente, nas cidades do interior, ampliando a oferta de ensino e, consequentemente, permitindo aos nossos estudantes um aprendizado muito mais amplo e com qualidade. Esta quadra coberta permitirá a realização das práticas tanto na chuva quanto no sol”.

O secretário  também acrescentou que a escola está passando por reforma, na sua estrutura física, com melhorias nas instalações, pintura, troca da rede elétrica e a própria rede de internet que irá receber um ponto de internet de 10 Mega para melhorar a utilização da nova plataforma e também no SGE, que é o Sistema de Gerenciamento Escolar para a administração e gestão da escola”, destacou o secretário, que também percorreu as instalações do colégio.
O diretor do colégio, Neilson Ferreira, afirmou que a estrutura da antiga quadra foi construída no inicio dos anos 2000 e que precisou ser implodida para a construção desta nova quadra. “A quadra será um importante espaço para os estudantes e, também, para as pessoas da comunidade que também irão utilizá-la para festas, formaturas e outras ações de confraternização. Inclusive, a comunidade já está procurando o colégio para fazer parcerias para utilizar o espaço.  Já os alunos estão muito ansiosos e animados para voltar a participar dos jogos escolares”, revelou o gestor.

Os estudantes Wilson Moisés dos Santos, 17, e Alberto Souza Neves, do 1°, afirmaram que as aulas de Educação Físicas serão ainda mais dinâmicas. “Agora nós temos um espaço apropriado e adequado para a prática de vários esportes e isso é muito bom”, comemorou Wilson dos Santos. Seu colega Alberto acrescentou que “vai ser muito mais estimulante ver a teoria e vivenciar a prática, porque poderemos jogar e participar de muitas atividades sem nos preocuparmos com o sol ou chuva para atrapalhar”. A professora de Educação Física, Márcia Moura, contou que já está com vários planos para aproveitar o espaço. “Iremos promover campeonatos internos, participar dos Jogos Escolares Estudantis, praticar as modalidades de futsal, vôlei, basquete, handebol e também poderemos adaptar para o atletismo. Outra iniciativa é fazer a prática de esportes adaptados para que os alunos possam vivenciar as dificuldades que as pessoas com necessidades especiais têm, no seu dia a dia, nas modalidades esportivas e, também, promover a inclusão, pois nós temos alunos com deficiência visual e com dificuldades locomotoras”, explicou a educadora.

Sobre o colégio - O Colégio Estadual São Felipe, fundado em 1986, oferta o Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial e possui 1.200 estudantes matriculados, sendo 30 com necessidades especiais. Além disso, participa dos projetos de arte e cultura do Festival da Canção Estudantil (FACE), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Estudantil de Teatro (FESTE) e Dança Estudantil (DANCE).

O evento também contou com as presenças do prefeito da cidade, Rozálio Sousa da Hora; dos secretários municipais de Educação e Agricultura; Maria da Glória Reis e Pedro Paulo Santos; da diretora do Núcleo Territorial de Educação de Santo Antônio de Jesus (NTE 21), Patrícia Maria D’Ávila e de técnicos e gestores da Secretaria da Educação do Estado.