Secretário Pinheiro visita Colégio Estadual Pedro Calmon no Jardim Armação

Fotos: Gabriel Carvalho / ASCOM Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No último dia útil do ano de 2017, nesta sexta-feira (29), o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, visitou o Colégio Estadual Pedro Calmon, unidade de Tempo Integral, localizada no bairro de Jardim Armação, em Salvador. Acompanhado por uma equipe técnica da Secretaria, ele percorreu as instalações da unidade escolar, verificou as possíveis intervenções a serem realizadas na rede física e discutiu com a equipe gestora novas ofertas, inclusive da Educação Profissional e Tecnológica.
 
“Estamos aproveitando este momento para dialogar com os gestores sobre novas ofertas na unidade escolar, sobre cursos de curta duração da Educação Profissional e Tecnológica, como por exemplo os da área de Audiovisual, Produção Cultural,  Construção Civil, Gastronomia e cursos de Empreendedorismo, além de verificar as interferências que precisam ser feitas na rede física para um melhor conforto térmico”, afirmou o secretário Walter Pinheiro.
 
A diretora do colégio, Solange Santana, falou sobre as expectativas de melhorias. “A visita do secretário levou a um contexto de diagnóstico da escola, porque é a primeira vez que a gente está tendo a oportunidade, junto com o secretário, de estruturar uma proposta pedagógica para os estudantes, considerando o nosso contexto, a localidade onde a escola está inserida e a nossa comunidade. Isso é muito importante porque ele veio aqui perceber a estrutura que a gente tem para fazer a adaptação real, e isso é um grande diferencial desta gestão dele”, afirmou.
 
A gestora falou sobre a proposta de novas ofertas da Educação Profissional e Tecnológica. “Nossa comunidade é de baixa renda e tem um anseio muito grande de estudar e tem procurado a escola, também, com o objetivo de construir ferramentas produtivas para uma inserção no mundo do trabalho”, comentou. A diretora estava acompanhada pela vice-diretora, Soraya Morais e pela coordenadora pedagógica de Educação Integral, Marta Leal.
 
Diagnóstico real – Desde o início da sua gestão, Pinheiro vem cumprindo uma extensa agenda de visitas para conhecer a realidade das escolas e estreitar a relação com os professores, estudantes e gestores. Além das visitas, a Secretaria promoveu várias atividades com este objetivo. Uma das iniciativas adotadas foi a realização, ao longo do ano, do Diálogo com Gestores, por meio do qual Pinheiro e técnicos da Secretaria estiveram em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, reunidos com mais de 1.400 gestores de 1.279 escolas e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), para tratar de temas dos mais diversos: desde a infraestrutura das unidades escolares até questões relacionadas ao fortalecimento do eixo pedagógico.
 
Pinheiro falou sobre a importância deste contato direto com a escola. “A visita é uma maneira que encontramos de conhecer detalhadamente as estruturas das escolas e de dialogar com as pessoas que conhecem o dia a dia e o chão da escola. Não dá para fazer planejamento pedagógico, estratégico ou plano de gestão sem que tenhamos possibilidade de estabelecer uma radiografia geral. A gente, com isso, vai compreendendo como é que nós temos que trabalhar em todas as frentes para a Educação da Bahia, discutindo e compreendendo o território, a cultura, a identidade e o conteúdo que tem que vir exatamente das bases, desse conjunto de debates e da identificação, para que, de uma certa forma, se tire este contexto de entregar pacotes prontos e elaborados”, afirmou.
 

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