Secretário Pinheiro visita escolas e entrega quadra esportiva coberta em Sapeaçu no sábado

Palavras-chave:
Com o objetivo de verificar as instalações das unidades escolares, inaugurar uma quadra poliesportiva coberta, vistoriar obras, propor melhorias de infraestrutura e conhecer ações pedagógicas desenvolvidas, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, visitou, neste sábado (9), três escolas no município de Sapeaçu (163 km de Salvador). 
“Visitar as escolas é uma ótima oportunidade para conversar com toda a equipe escolar, ver de perto a realidade de cada unidade e, principalmente, ouvir quem faz parte desse dia a dia. Isso é essencial para que possamos avançar na melhoria da qualidade da Educação e contribuir, cada vez mais, com uma oferta diversificada para nossos estudantes. Agora com a nova quadra esportiva, por exemplo, um colégio localizado distante da sede do município passa a ter fortalecida a prática de esportes, ao tempo em que a comunidade ganha um espaço para a realização de eventos”, destacou o secretário. Antes de chegar no município, Pinheiro também inaugurou a quadra poliesportiva coberta do Colégio Estadual de São Felipe (veja aqui).
 
Foi no Colégio Estadual Anativo do Sacramento, que fica localizado no povoado de Murici, pertencente a Sapeaçu, que Pinheiro entregou para a comunidade escolar a quadra poliesportiva coberta, para a prática de esportes como futsal, basquete, handeibol, dentre outros. Na oportunidade, Pinheiro visitou toda a estrutura física do colégio e vistoriou a quadra, onde fez questão de também jogar bola, marcando inclusive o gol inaugural. O colégio também oferta educação de jovens e adultos e possui 225 alunos do Ensino Médio e mais 300 do ensino fundamental da rede municipal.
 
Colégio Estadual Anativo do Sacramento (Fotos: Claudionor Jr)
No Colégio Estadual Dr. Eliel da Silva Martins, criado em 1988, o secretário conferiu as obras da reforma geral, que teve um investimento de mais de R$ 680 mil. A reforma inclui intervenções na parte física e elétrica como estrutura da quadra, revestimento e pintura das paredes das salas e corredores, novos telhados, pisos, estrutura dos banheiros, assentamento de piso intercravado na área externa, construção de uma nova fossa e outros reparos.
 
De acordo com o diretor Ednaldo da Silva Barreto, a reforma é fruto de uma promessa do governador Rui Costa, durante uma visita realizada à unidade escolar em dezembro de 2015. “É muito importante que o secretário veja de perto a realidade da escola, o que está sendo feito com o dinheiro investido e o compromisso que o corpo pedagógico tem com a Educação. Uma prova disso é o alto índice de aprovação que tivemos em 2017 em faculdades públicas e privadas, com um total de 34 alunos aprovados e, também, ultrapassamos a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no qual atingimos 3.9, quando a meta do MEC era 3.7 para o ano letivo mencionado”, destacou o gestor.
 
O estudante Ageu Cardeal Conceição, 18, do 2º ano, conta que gostou muito de conhecer o secretário. “Estamos muito contentes com a reforma do colégio e ter a presença dele aqui é muito legal, porque ele verificou as obram em andamento e que vai nos proporcionar um ambiente de estudo mais prazeroso, confortável e seguro”, disse, entusiasmado.
 
Já no Centro Territorial de Educação Profissional Jonival Lucas (CETEP), Pinheiro e a equipe de gestores da secretaria percorreram instalações como salas de aula, laboratórios, quadras e áreas externas e, também, dialogou com a comunidade escolar. A unidade, que até o final de 2017 funcionou como Colégio Estadual Jonival Dantas, hoje, oferta as primeiras turmas dos cursos técnicos em Logística, Administração e Informática. O Cetep, que foi inaugurada em 1985, possui 270 estudantes matriculados e também participa dos projetos de arte e cultura promovidos pela Secretaria da Educação do Estado.
 
Para diretora Silvia Regina Coaxi, a vista do secretário foi muito especial. “Foi uma honra receber a visita dele, porque tivemos a oportunidade de estabelecer um diálogo mais aberto, no qual ele pôde conhecer de perto a realidade e funcionamento da nossa unidade escolar e isso é um momento histórico no município ter a presença de um secretário como Pinheiro”, salientou a gestora.
 
Os estudantes Robenilson Conceição Júnior, 15, e Bruno Neiva de Oliveira, 19, que cursam o 1° ano do curso técnico em Administração, ficaram contentes com a oportunidade de dialogar diretamente com Pinheiro e gestores da Secretaria. “É muito gratificante ter a presença dele aqui porque tem a oportunidade de conhecer nossos projetos e isso é muito estimulante”, afirmou Robenilson. Já seu colega frisou que “é muito importante compartilhar esse momento, porque isso vai ajudar a trazer melhorias para o nosso colégio”, disse Bruno.
 
A professora de História, Gleiciane Damasceno, aproveitou para tirar dúvidas sobre algumas demandas. “Uma questão discutida foi sobre a ampliação da estrutura, pois a unidade possui uma área externa verde muito extensa e que pode ser mais bem aproveitada com a implantação de mais laboratórios e refeitório”, comentou a educadora. 
 
 

Notícias Relacionadas