Secretário reafirma parceria com prefeitos da União de Municípios da Chapada Diamantina para melhoria da Educação

Atuar em parceria, fortalecer o pacto federativo e compartilhar sistemas e experiências para a melhoria da qualidade da educação. Estes foram os principais compromissos assumidos pelo secretario da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, e os prefeitos da União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD), no 1o Encontro de Prefeitos da região nos dias 2 e 3 de agosto, em Igatu, distrito de Andaraí. Participaram também do encontro, discutindo suas respectivas áreas, os secretários estaduais Jorge Solla (Saúde), Eduardo Salles (Agricultura) e o vice-governador Otto Alencar (Infraestrutura), além da Senadora da República, Lídice da Mata e parlamentares.

Encontro com prefeitos da Chapada Diamantina

“Para avançar na garantia de direitos, temos que nos unir para reforçar o pacto federativo e assegurar uma educação de qualidade aos estudantes das escolas públicas”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, para os 31 prefeitos da região presentes no encontro. O presidente da UMCD, Alberto Muniz (prefeito de Utinga) disse que “a meta é acelerar o desenvolvimento da Chapada Diamantina e, para isso, a base é a educação”. O prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, reafirmou que os prefeitos da Chapada “vão marchar juntos com o Governo para garantir melhorias para a região, incluindo educação e saúde de qualidade para a população”.

Entre as ações acordadas com os prefeitos, o secretario da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, se comprometeu com o apoio da secretaria na elaboração, monitoramento e acompanhamento do Plano de Ações Articuladas (PAR) para garantir recursos federais para a educação municipal. Também se comprometeu a disponibilizar o Sistema de Gestão Escolar (SGE), utilizado nas escolas da rede estadual da Bahia, para as redes municipais de educação.

Na oportunidade, o secretário falou da ampliação da Educação Profissional no Estado, que saltou de 4 mil matrícula em 2007 para 64 mil este ano de 2013 e anunciou o total de 35 mil vagas para os cursos do Pronatec este ano, abrindo a possibilidade de maior participação das prefeituras para realização desses cursos em seus municípios.

Barreto também citou os projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com as prefeituras, como o transporte escolar, o Topa (Todos pela Alfabetização), o Emitec (que assegura ensino médio nas localidades mais remotas do Estado) e o Pacto com Municípios pela Alfabetização, para alfabetizar as crianças até oito anos de idade e que, atualmente, participam 373 prefeituras  e 11.101 escolas, atendendo a mais de 143 mil estudantes.

Ao final, o secretário conclamou os prefeitos a investirem na formação de professores como essencial para a melhoria da educação, ressaltando que o Ministério da Educação, através da Capes, oferta cursos em todas as áreas do conhecimento e que, na Bahia, o Instituto Anísio Teixeira, ligado direto à Secretaria da Educação do Estado, está à disposição para ajudar as prefeituras nesse trabalho.