Secretário recebe ministro da província de San Luis - Argentina

O secretário Osvaldo Barreto recebeu a visita, na quarta-feira (25/01), do Ministro da Educação da Província de San Luis, na Argentina, Marcelo David Sosa. Articulado pelo promotor da justiça do Ministério Público da Bahia, Adriano Assis, o encontro entre os dirigentes educacionais teve como objetivo a troca de experiências e estabelecer o compromisso de ajuda mútua em prol da qualidade da educação pública e gratuita.

“Estamos aqui exercitando o hábito da cooperação e de intercâmbio entre dois países irmãos que estão lutando em prol de uma educação como política de estado, visando oferecer um processo educativo inclusivo e de qualidade à crianças e jovens”, explicou o ministro da educação da província de San Luis.

A ideia da educação na inclusão social, foi compartilhada pelo secretário Osvaldo Barreto que, na oportunidade, enfatizou o desafio da Secretaria da Educação da Bahia de melhorar a qualidade da educação no Estado por meio de dez compromissos estruturados no programa Todos pela Escola. “Temos como foco a melhoria das aprendizagens básicas (português e matemática), a garantia de que todas as crianças até oito anos de idade estejam alfabetizadas e a formação dos professores para a sala de aula”.

Inclusão - Situada a 719 km da capital argentina, San Luis possui 450 mil habitantes, sendo que 120 mil são estudantes da rede pública, que contam com dez mil professores. Para diminuir o problema da repetência escolar, o governo provincial instituiu o Plano dos Selos por meio do qual, no final dos 12 anos de vida escolar, o aluno recebe U$1.200. “O resultado desse estímulo foi o aumento de 20% no comparecimento aos exames e uma melhoria no rendimento escolar de 25%”, revela Marcelo Sosa.

Há seis anos, foi implantado na província um plano de inclusão digital de todos cidadãos para 20 anos. Impulsionado pela reitora da Universidade de La Punta, Alicia Bañuelos, o projeto de conexão sem fio gratuita para todos e entrega, sem custos, de notebooks aos alunos e professores foram algumas das iniciativas da agenda digital de San Luis