Secretário reforça Pacto com Municípios durante fórum da Undime

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, participou, nesta quarta-feira (10/04), do 15º Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), no qual se reuniram secretários municipais de educação do Estado. No auditório da sede da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), onde aconteceu o evento, o secretário falou sobre a importância do Pacto com unicípios, primeiro dos dez compromissos do programa Todos pela Escola, da Secretaria da Educação.

15º Fórum Estadual da Undime - Claudionor Jr. / Ascom
Além do secretário Osvaldo Barreto e o presidente da Undime, Luiz Valter de Lima, participaram da mesa o diretor de Valorização dos Profissionais de Educação do Ministério da Educação (MEC), Antonio Roberto Lambertucci, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Ana Teixeira, o coordenador do Fórum de Educação da Bahia, Nildon Pitombo e a coordenadora do Movimento Interforum de Educação Infantil, Marlene dos Santos. O Fórum termina nesta quinta-feira, com a eleição da nova diretoria da entidade para o biênio 2013-2015.

Na sua fala de abertura, o presidente da Undime, Luiz Valter de Lima, destacou a importância da interiorização da educação na Bahia e as ações realizadas pela entidade com esse intuito. “Osvaldo Barreto tem sido um grande parceiro nesse trabalho de congregarmos todos os secretários municipais de educação, independentemente do seu posicionamento político, pois a nossa disputa é por um projeto de educação para os municípios. E esse fórum, o segundo realizado na Bahia, é uma oportunidade de alinharmos uma série de discussões ligadas à política de educação estadual e federal”.

"Uma das grandes contribuições do Pacto com Municípios foi a quebra de isolamento das redes municipais. E os educadores e dirigentes, ao se reunirem, estão estabelecendo uma troca de experiências e aprendizagens, o que tem criado um ciclo virtuoso, contribuindo para fazermos uma boa educação" - Osvaldo Barreto

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, ressaltou o “imenso desafio” da inclusão e da qualidade da educação que os secretários que assumem, agora, seus mandatos frente às secretarias de educação. “Estou aqui com o espírito da colaboração e da parceria. A educação da Bahia não andará se não tivermos uma estreita relação com os municípios, daí nosso empenho na articulação forte entre a Secretaria e o MEC para que possamos ajudar os municípios e, assim, garantirmos a todos os estudantes o direito de aprender”, disse o secretário Osvaldo Barreto, agradecendo a “importante parceria” com a Undime nesse processo.

Dentro dessa ideia de que não se faz educação isoladamente, a Secretaria da Educação do Estado criou o Pacto com Municípios, lançado em 2010, numa parceria do Governo do Estado com municípios baianos, em regime de colaboração, para melhorar a educação básica nas escolas públicas estaduais e municipais da Bahia. O principal objetivo desse programa é promover a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade.

“Uma das grandes contribuições do Pacto com Municípios foi a quebra de isolamento das redes municipais. E os educadores e dirigentes, ao se reunirem, estão estabelecendo uma troca de experiências e aprendizagens, o que tem criado um ciclo virtuoso, contribuindo para fazermos uma boa educação”, pontuou o secretário Osvaldo Barreto, destacando a criação de uma página no Portal da Secretaria da Educação referente aos municípios.

15º Fórum Estadual da Undime - Claudionor Jr./Ascom
Secretários municipais – A secretária municipal de educação de Cabrália, Sandra Regina Santos, ressaltou a importância do Pacto com Municípios: “É um programa superproveitoso, com turmas interagindo bem à proposta da alfabetização de crianças na idade certa”. A colega de pasta, do município de Nazaré, Ana Luiza Caldas, ressaltou que, em sua cidade, há um investimento alto em infraestrutura das escolas, material didático e qualidade da educação por meio da capacitação dos profissionais da educação. “Temos uma grande preocupação com a valorização do professores para que possamos oferecer uma educação de qualidade”.

O diretor de Valorização dos Profissionais de Educação do MEC, Antonio Lambertucci, ressaltou o papel que o secretário Osvaldo Barreto tem desempenhado na Secretaria da Educação da Bahia. “Em especial a sua relação com o MEC, na busca incansável de recursos para a educação no Estado”, disse. Ele destacou, ainda, a “importante tarefa” da Undime de reunir os municípios em um único objetivo de fortalecer a educação.

A presidente do Conselho Estadual de Educação, Ana Teixeira, também destacou a importância da parceria com a Secretaria da Educação e a Undime: “O Conselho e as secretarias municipais de educação têm que caminhar juntos na mobilização dos municípios”. Durante dois dias, os participantes do Fórum contarão com palestras que abordam  temas como Gestão na perspectiva do municipalismo, com o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, Plano de carreira e piso salarial, com representante do MEC, e Ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com representantes da entidade.