Secretário visita as instalações do Centro Educacional Santo Antônio – Obras Sociais Irmã Dulce

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, visitou, nesta quinta-feira (08/08), o Centro Educacional Santo Antônio (Cesa), localizado no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. A unidade escolar pertence à rede estadual de educação e funciona como um dos 17 núcleos de atendimento das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), atendendo a cerca de 700 crianças e adolescentes. A instituição oferece ensino fundamental (1ª a 8ª série) e profissionalizante e acesso à arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar.

Fotos: Adriana Patrocínio

“Estou emocionado de ver que o trabalho desenvolvido aqui, no Cesa, numa parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e as Obras Sociais Irmã Dulce, tem uma integração entre as aprendizagens básicas da escola com o trabalho de arte e cultura. Vejo, também, direção e professores comprometidos na disseminação das boas práticas educacionais. O resultado do trabalho está estampado no rosto das crianças”, disse o secretário Osvaldo Barreto, ao final da visita ao colégio.

Durante a visita, o secretário assistiu a um vídeo institucional exibido na Cinemateca do Cesa. Diante das boas práticas do colégio, ele considerou importante que a direção do colégio tenha um olhar para outras escolas da rede no sentido “de irradiar o espírito da educação integral, que é um caminho para melhorar o processo de aprendizagem”.

A superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, frisou que o esforço do Cesa é pela inclusão de crianças e jovens em situação de pobreza e vulnerabilidade. “É uma inclusão baseada em oportunidades reais de crescimento intelectual e, também, de aprendizado profissional. A filosofia do atendimento integral direciona o trabalho para ações de fomento à cidadania, geração de emprego e renda e promoção à saúde”.

O começo – “Tudo começou em 1964, quando Irmã Dulce ganhou do governador Lomanto Junior essa área que se transformou em um orfanato, onde Irmã Dulce abrigava meninos sem referência familiar. Depois, se transformou numa escola, e, em seguida, em oficina. A partir de 1994, passamos a ser uma escola em tempo integral e, hoje, nosso maior desafio é continuar mantendo esse projeto que tem como foco na qualidade do ensino básico”, contou Maria Rita.

O Cesa está entre as escolas públicas com a melhor qualidade de ensino da Bahia, segundo o resultado da última edição da Prova Brasil – exame nacional que avalia, na rede pública urbana, todos os estudantes da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. A unidade superou a meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos de 2015 (4ª série) e 2019 (8ª série).

Os alunos matriculados no ensino fundamental (1ª a 8ª série) são atendidos em regime de tempo integral. A formação em contexto para os educadores (didática e estrutura das áreas de conhecimento, discussão das teorias do desenvolvimento, psicologia cognitiva, reflexão sobre a práxis) é uma das linhas de ação do projeto De olho no futuro, que se encarrega, também, da formação para a equipe gestora e do acompanhamento pedagógico a alunos com baixo rendimento.

Cursos profissionalizantes – Para os jovens, o colégio estadual oferece, também, cursos profissionalizantes em parceria com empresas e órgãos de fomento à geração de emprego e renda. Na área de Panificação Industrial, por exemplo, o curso é feito em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), através do Programa Jovens Baianos, e já beneficiou 80 jovens da comunidade, segundo a diretora Joelina Esteves do Nascimento.

O secretário Osvaldo Barreto visitou, também, as oficinas de arte-educação do Cesa, nas quais os alunos participam de atividades complementares. “O acesso às práticas esportivas e à iniciação profissional é garantido por via das oficinas de tecelagem e cerâmica (parceria com o Instituto Mauá) e teatro, dança, inclusão digital e percussão (com apoio da Sedes)”, explicou a diretora Joelina. O Centro Educacional Santo Antônio realiza, ainda, festivais para divulgar os resultados das ações realizadas em arte-educação. “Nos festivais, os produtos das oficinas pedagógicas de iniciação profissional são apresentados à comunidade escolar, autoridades e parceiros que apoiam e/ou financiam os projetos”.

A diretora do Cesa destacou, também, o projeto Vivendo Valores, que oferece oportunidades de reflexão sobre a cultura da paz e o respeito às diversidades, contribuindo para a desconstrução de preconceitos. Outros projetos foram ressaltados, como o de educação ambiental, e o programa de sustentabilidade – estratégia para a autonomia financeira da instituição por meio da Unidade de Panificação, que produz e comercializa pães, panetones e outros produtos da marca Dulce Natura.